Medida justa


Governo tucano em SP valoriza educação com passe livre estudantil, diz Cury

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou nessa quinta-feira (19) lei que dá aos estudantes da rede pública e privada gratuidade no uso do transporte. O tucano Eduardo Cury (SP) considerou a medida “extremamente benéfica”. 

Segundo o deputado, a lei vai na direção da valorização da educação. “Embora seja uma medida na área do transporte, ela sinaliza que o governador Geraldo Alckmin tem grande apreço pela educação. Isso vai facilitar que milhares possam permanecer nas salas de aula e não tenham a necessidade de faltar por falta de recursos” apontou.

O tucano destacou a necessidade de continuar investindo na melhoria do ensino médio, pois sua metodologia é desestimulante para geração de jovens de 15 a 18 anos. “Nós precisamos ter coragem de inovar para tornar as salas de aula mais atrativas para os jovens. Dessa forma, o estudante se sentirá motivado a continuar frequentando as aulas e melhorando seu ano de estudo para que possa ficar competitivo no mercado” relatou.

Play

Cerca de 615 mil estudantes de quatro regiões metropolitanas de São Paulo poderão utilizar o passe livre para frequentar as aulas. Os alunos passarão a ter acesso gratuito ao metro, à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Assinatura de Sanção

Cerca de 615 mil estudantes de quatro regiões metropolitanas de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte) poderão utilizar a gratuidade para frequentar as aulas.

“Muitos alunos se sentem desmotivados pelo fato de não terem dinheiro para gastar com transporte”, destacou o parlamentar ao avaliar o forte alcance social da proposta. Hoje os estudantes têm meia passagem e passam a ter gratuidade total. “Essa é uma medida socialmente justa, de grande estímulo à educação. Vai facilitar muito a vida dos estudantes, evitar uma despesa para o aluno, para os seus pais e para quem precisa”, destacou o governador Alckmin.

Terão direito ao benefício os jovens do ensino fundamental e médio da rede pública; de cursos do ensino superior da rede pública e privada, além dos alunos dos cursos públicos e privados técnicos, tecnólogos e profissionalizantes que comprovem renda per capita até 1,5 do salário mínimo. Além desses, os bolsistas do Prouni, os financiados pelo Fies e integrantes do Programa Bolsa Universidade e de outros programas de cotas sociais também serão beneficiados.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Fotos: Alexssandro Loyola e A2 Fotografia – Diogo Moreira/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
20 fevereiro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Medida justa”

  1. rubens malta campos disse:

    De pleno acôrdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *