Proibido para menores


Macris elogia criação de comissão especial sobre consumo de bebidas por crianças e adolescentes

12487101773_6cb983a394_zO deputado Vanderlei Macris (SP) elogiou a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de criar uma comissão especial para analisar mais de 250 propostas que regulamentam o consumo de bebidas e estão apensadas ao PL 6869/10, do Senado, que torna crime a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

 “Essa é uma iniciativa das mais importantes do parlamento brasileiro”, afirmou. Segundo o tucano, penalizar quem vende bebidas para menores será um passo fundamental capaz de tirar da sociedade brasileira a imagem de benevolência em relação ao assunto.

Na legislatura passada, quando era relator da Comissão Especial de Consumo de Bebidas Alcoólicas, Macris apresentou relatório propondo medidas de combate ao consumo de álcool no país. A maior restrição à publicidade de bebidas e maior rigidez em relação ao cumprimento da Lei Seca estavam entre elas.

Levantamento feito pelo colegiado revelou que as crianças brasileiras começam a beber aos 10 anos de idade. O consumo de álcool também causa estragos nas estradas: mais de 50% das mortes no trânsito são consequência de acidentes provocados por motoristas embriagados.

Com 365 páginas, o relatório foi elaborado ao longo de dez meses de trabalho da comissão especial, depois da realização de várias audiências públicas com a participação de especialistas e representantes do governo, de organizações não governamentais e da indústria de bebidas. O grupo analisou as razões do aumento do consumo de álcool nos últimos anos no Brasil e encontrar soluções viáveis de prevenção e combate ao alcoolismo. 

(Reportagem: Thábata Manhiça com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola) 

Compartilhe:
13 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *