Brasil de marcha à ré


Célio Silveira alerta para impacto da corrupção no desempenho pífio da economia

16235660237_cb731bca93_zOs sucessivos erros na política econômica petista estão cobrando seu preço. Em 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve retração de 0,15%, de acordo com o IBC-Br, índice que representa uma prévia do dado oficial, a ser divulgado no fim do março. Para 2015, o cenário não é muito diferente, com previsão de crescimento zero e inflação elevada. Ao analisar os dados, o deputado Célio Silveira (GO) alertou ainda para o forte impacto dos sucessivos escândalos patrocinados pelo Partido dos Trabalhadores na economia, piorando uma situação que já era preocupante. 

“Por causa da corrupção, não sobra dinheiro pra investimentos importantes como as obras estruturantes, impedindo o crescimento do PIB”, disse nesta sexta-feira (13). O escândalo do petrolão, por exemplo, paralisa investimentos bilionários em várias regiões do país. O cancelamento da construção de refinarias da Petrobras no Ceará e no Maranhão leva desemprego e desalento a milhares de pessoas.  

No Brasil, diversos estudos comprovam ser a corrupção um dos principais entraves ao crescimento e desenvolvimento social. Estimativa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em 2010, mostra que o rombo provocado pela corrupção perfaz entre R$ 50 bilhões a R$ 85 bilhões por ano, conforme destacou o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) em artigo.

PIBinho e alta dos preços – Economistas ouvidos pelo Banco Central estimam ausência de qualquer crescimento e inflação de 7,15% em 2015, de acordo com o Boletim Focus divulgado na última segunda-feira. Com o mau desempenho econômico do país causado, segundo Célio, pelas inúmeras irregularidades e por falta de planejamento e investimentos, o mais penalizado é o cidadão mais humilde.  

Além de por fim aos desmandos e desvios de recursos públicos, o parlamentar destaca ser necessário “desinchar” a máquina pública: cortar gastos, reduzir o número de ministérios e os cargos comissionados. O problema, segundo ele, é que hoje o país caminha em sentido contrário.

Na avaliação de Célio, a alta de preços é a maior vilã para a população. “A inflação é tudo que o povo brasileiro não merceia, pois ela corrói os salários, diminuindo o poder de compra e causando dificuldades para as famílias mais humildes”, destacou o tucano.

A projeção dos economistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ultrapassa o teto estabelecido pelo próprio governo, de 6,5%. O saco de maldades do governo Dilma, que inclui a elevação dos combustíveis e da energia, terá impacto direto no bolso do cidadão e nos índices inflacionários.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
13 fevereiro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Brasil de marcha à ré”

  1. rubens malta campos disse:

    A análise é perfeita.Urge combater o lulopetismo com fervor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *