Reforma política


Daniel Coelho defende fim de distorções no sistema eleitoral

O deputado Daniel Coelho (PE) destacou nesta quarta-feira (11) a importância da instalação da Comissão Especial que irá analisar a proposta de reforma política na Câmara. O colegiado teve sua inauguração na terça-feira (10). O 16502108465_0bc7b2ce9e_ktucano acredita que a discussão e adoção de novas regras vão ao encontro do anseio da sociedade, que deseja novas diretrizes para os processos eleitoral e político.

Uma das defesas do parlamentar é o debate sobre a cláusula de barreira. Daniel afirma que a proliferação de partidos não ajuda em nada no processo democrático.  “Os partidos que receberam o voto popular merecem ter sua representação no Congresso, receber fundo partidário e ter um espaço na televisão para divulgar suas ideias, mas aqueles que tiveram esse direito negado pelo voto popular não podem continuar fazendo parte do quadro partidário, receber recursos públicos e negociar tempo de televisão como se isso fosse um balcão de negócios”, alertou.

O tucano afirma ser de extrema importância a revisão da eleição proporcional, que, segundo ele,  gera aberrações no poder Legislativo. Em sua avaliação, é inconcebível continuar permitindo que um candidato a deputado que obteve expressiva votação não possa ser considerado eleito e, em detrimento disso, outro que teve uma votação pequena seja arrastado por uma coligação partidária.  

O deputado pernambucano defende o avanço das discussões para que o país possa ter regras seguras e de fácil compreensão por parte do eleitor e da sociedade em geral.  “As pessoas precisam ter a tranquilidade de se sentirem representadas pelo seu vereador, pelo seu deputado estadual e pelo seu deputado federal”, disse em discurso na Câmara.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 fevereiro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Reforma política”

  1. rubens malta campos disse:

    É urgentíssima uma reforma política,que defenda o eleitor.Que sejam eleitos representantes os mais votados pelos eleitores.Esse tal coeficiente eleitoral deveria ser reexaminado.Barateamento das campanhas eleitorais.Eliminação completa dos fichas sujas,etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *