Ceará enganado pela Petrobras


Raimundo Matos condena calote da Petrobras ao Ceará e alerta para consequências

13066073633_a108ab7749_zO deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) foi à tribuna nesta terça-feira (3) para denunciar o governo federal e a Petrobras por provocarem enormes prejuízos ao Ceará. O cancelamento da construção da Refinaria Premium II no estado significou, segundo ele, um verdadeiro calote. O tucano afirmou que a atual e o ex-presidente da estatal, Graça Foster e Sérgio Gabrielli, respectivamente,  “enganaram descaradamente os investidores e o governo do estado”. O parlamentar conclamou as forças políticas do estado e entidades de classe a repudiarem tamanho desrespeito do governo federal.

A promessa era de fornecer gás natural para o projeto da Ceará Steel (substituído pela Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP) – e construir uma planta de refino, que seria a Premium II. Mas, como lembrou o tucano, o empreendimento foi cancelado sem nenhum constrangimento. Isso, segundo ele, porque a falta de ética e de compromissos somam-se ao mar de corrupção instalado na Petrobras.

“Esse rompimento unilateral chega quase oito anos depois, mesmo com promessas calorosas de geração de milhares de empregos na última campanha de reeleição da presidente Dilma”, apontou, ao lembrar que a petista, assim como o ex-presidente, visitaram o estado inúmeras vezes, em especial perto das eleições presidenciais, chegando até a lançar a pedra fundamental da refinaria Premium II, no Pecém. O orçamento de 2015 destinava R$ 975 milhões para o empreendimento.

“Hoje, com o anúncio do cancelamento da planta de refino no Ceará, fica a desesperança de milhares de jovens que investiram no estudo mais especializado e que agora terão que mudar o rumo da profissão ou buscar oportunidades em estados que abriguem uma refinaria”, lamentou.

Além disso, segundo levantamento do próprio Governo do Ceará, foram pelo menos 20 ações realizadas para receber a refinaria Premium II, como obras de pontes e viadutos da rodovia e placas, projeto de desvio da CE-085; desapropriações, projetos de quebra-mar e ponte 2 da segunda expansão, entre outros

(Reportagem: Djan Moreno, com colaboração da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

 

 

 

Compartilhe:
3 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *