Cinto de segurança obrigatório


Tucano apresenta projeto de lei para proteger motoristas e idosos nos coletivos

nilson leitaoO deputado Nilson Leitão (MT) apresentou projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro. A proposta obriga o cinto de segurança para o motorista e para os assentos preferencias e exclusivos para idosos em transportes coletivos de passageiros.

De acordo com o tucano, no atual Código é indispensável o uso do equipamento de segurança, exceto em casos de veículos nos quais passageiros possam viajar em pé. Este é o caso dos ônibus urbanos e semiurbanos que circulam nas cidades. Nestes veículos, não é possível exigir do viajante que trafega em pé o uso do acessório.

Leitão defende a utilização do equipamento para idosos por conta de sua fragilidade e força física inferior a dos mais jovens. Em casos de acidentes e de freadas bruscas nos veículos, por exemplo, não teriam força suficiente para permanecerem fixos em seu lugar e não se machucarem.

Mesmo já existindo o cinto para os motoristas na maioria dos transportes coletivos, o deputado reforça a necessidade do uso, já que esses profissionais executam suas atividades sempre sentadas e em posição frontal.

O objetivo do PL é aumentar a proteção e segurança no trânsito e dos passageiros, em especial a dos mais vulneráveis, reforça o tucano. 

(Reportagem: Thábata Manhiça/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 dezembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *