Justa homenagem
Tucanos reconhecem contribuição de pessoas e instituições com Medalha Mérito Legislativo
Tucanos homenagearam nesta quarta-feira (26) entidades sociais e representativas, além de personalidades políticas, com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo. Promovido anualmente pela Câmara, o evento reconhece a contribuição de pessoas e instituições pelos serviços relevantes prestados ao Poder legislativo e ao Brasil. Este ano, foram distribuídas 47 medalhas.
Conhecida internacionalmente por oferecer a pobres e necessitados atendimento gratuito de saúde, educação e assistência social, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), sediada em Salvador (BA), foi distinguida pelo líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), com a condecoração. “As obras sociais de Santa Irmã Dulce sempre merecem destaque. São belos exemplos de solidariedade, caridade e compartilhamento, sentimentos alimentados por Irmã Dulce que foram traduzidos em benefícios da promoção da vida dos brasileiros”, disse o líder tucano.
Superintendente da associação, Maria Rita Pontes afirmou que o reconhecimento dá visibilidade à iniciativa inaugurada pelo Anjo Bom do Brasil. “Consolida o nome e a obra de Irmã Dulce, que atende diversos segmentos: saúde, assistência social, pesquisa e ensino, residência médica.”
O líder da Minoria, Domingos Sávio (MG), indicou o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) para receber a medalha. O órgão de representação política e sindical-patronal defende mais de 750 cooperativas do estado. “É uma forma de homenagear o cooperativismo mineiro e brasileiro”, afirmou o parlamentar, que já foi membro da entidade e integra atualmente a Frente Parlamentar em defesa dos interesses do segmento. Sávio destacou ainda a atuação do presidente da entidade, Ronaldo Scucato. “É uma das lideranças mais expressivas do cooperativismo do Brasil. Eu o conheço e sei como tem dedicado a vida ao cooperativismo.”
Primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, o deputado Marcio Bittar (AC) agraciou com a Medalha Mérito Legislativo o político Nabor Júnior, que já foi deputado federal por dois mandatos, eleito nos pleitos de 1974 e de 1978. Em 1982, venceu a disputa pelo governo do Acre. Quatro anos depois, conquistou uma das vagas para o Senado. Em 1994, foi reeleito para o cargo. “Em tempos de graves crises morais, como os que atravessamos hoje, é importante resgatarmos exemplos de homens públicos sérios e independentes, como é o caso do governador Nabor, um modelo de perseverança, democracia e amor pelo Acre”, destacou Bittar.
Um dos tucanos mais célebres, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, também foi agraciado com a condecoração. Indicado pelo deputado federal Átila Lins ( PSD-AM), agradeceu a lembrança. “Fiquei muito feliz. Vim com muito prazer porque, afinal de contas, é uma Casa para a qual prestei serviços e pela qual atendi minha cidade, meu estado e meu país”, disse Arthur, que foi deputado federal por três mandatos e senador de 2003 a 2011. Em 2012, venceu as eleições para prefeito da capital do Amazonas, cargo que já havia ocupado de 1989 a 1993.
(Reportagem: Luciana Bezerra/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta