Ações futuras


Congresso contribui para debate sobre Objetivos do Milênio da ONU, avalia Eduardo Barbosa

14371986829_28596becb4_kA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional debateu nesta terça-feira (18) as conquistas do Brasil quanto ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pelas Nações Unidas para o período de 2000 a 2015, e o delineamento de ações para os próximos anos. O evento foi requerido pelo presidente do colegiado, Eduardo Barbosa (MG).

Para tanto, participaram da audiência pública o Embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho, Subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia, e Ciência e Tecnologia do ministério das Relações Exteriores; Maria Luiza de Aguiar Marques, coordenadora da Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais; Mario Gustavo Mottin, coordenador-geral de Desenvolvimento Sustentável do ministério das Relações Exteriores; e Michele Barron, coordenadora do Programa de Cooperação Sul-Sul do escritório do UNICEF no Brasil.

Também estiveram presentes e contribuíram com suas observações, questionamentos e sugestões, um grupo de jovens de diversas nacionalidades, que participam em Brasília de um seminário sobre o empoderamento de meninas no mundo, preparatório para a 4a Conferência Mundial da ONU sobre a mulher que ocorrerá em 2015 na China. Eduardo Barbosa lembrou que uma primeira renovação dos compromissos ocorreu em 2010, no intuito de acelerar o progresso para o seu cumprimento.

“Ao final do prazo firmado pelas partes, 2015, a discussão em torno do cumprimento dos compromissos, a renovação e a adequação dos mesmos vem ocorrendo de forma sistemática. Cabe ao Parlamento brasileiro e a esta Comissão, dar a sua parcela de contribuição para este importante debate”, explicou.

Durante os debates, o Embaixador Marcondes de Carvalho revelou que o Brasil trabalha para viabilizar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que já elegeu 167 metas a serem atingidas até 2030.

(Da assessoria da CREDN, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 novembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *