Maquiagem das contas


Contabilidade criativa: líder quer esclarecimentos de ministro da Fazenda sobre alerta feito TCU

15583136499_97fd624093_zO líder da Oposição na Câmara, Domingos Sávio (MG), apresentou na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. O tucano quer esclarecimentos sobre a advertência formal feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao próprio ministro em virtude do uso de contabilidade criativa nas contas públicas.

De acordo com o presidente do TCU, Augusto Nardes, foi feito um alerta ao petista de que os fatos são graves e, caso não sejam feitos ajustes dando maior transparência aos números, as contas do governo deste ano correm o risco de serem reprovadas pelo tribunal.

Entre as ressalvas feitas pelos auditores do TCU nas contas do ano passado está a baixa transparência na política de dividendos da Caixa e do BNDES. “Uma coisa que pouca gente sabe é que nós chamamos o ministro da Fazenda aqui. Nós acompanhamos as contas pari passu, sabemos onde está a criatividade e onde estão os problemas”, disse Nardes.

Para Domingos Sávio, a gestão petista é recorrente em manobras contábeis com o objetivo de dar às contas públicas aparente legalidade e de mostrar saúde financeira e responsabilidade fiscal. “A irresponsabilidade nas contas do governo é um risco constante para o país. Por isso, Mantega tem que vir ao Congresso explicar suas práticas que prejudicam tanto o Brasil”, enfatizou. 

(Da assessoria da Liderança da Minoria na Câmara/Foto: Alexssandro Loyola)

Leia também:

A pedido de tucanos, comissão chamará presidente do BC para debater manobras fiscais

Compartilhe:
13 novembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *