Reajuste extraordinário


 Ministro da Defesa terá que esclarecer aumento milionário de contrato para compra de caças

Governo petista esperou fim da eleição presidencial para divulgar acerto com empresa sueca. Valor final do acordo foi US$ 900 milhões a mais do que o previsto inicialmente.

Governo petista esperou fim da eleição presidencial para divulgar acerto com empresa sueca. Valor final do acordo foi US$ 900 milhões a mais do que o previsto inicialmente.

Graças à mobilização de deputados do PSDB, o ministro da Defesa, Celso Amorim, terá que comparecer à Câmara para explicar a operação de compra de 36 caças Gripen NG, fabricados pela companhia sueca Saab, que custou US$ 900 milhões além do previsto. O salto na fatura foi anunciado pelo governo somente após o fim das eleições.

 Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) aprovou o requerimento do primeiro vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Vanderlei Macris (SP), que solicitava a presença de Amorim no colegiado. “Afinal de contas, o volume de recursos gasto pelo país na compra desses equipamentos é algo extraordinário”, argumentou o tucano. 

No fim de outubro, o deputado Duarte Nogueira (SP) apresentou requerimento com mesmo teor na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), que é presidida pelo deputado Eduardo Barbosa (MG), e obteve a aprovação. Diante da coincidência, a CFFC e a CREDN devem fazer reunião conjunta para ouvir o ministro da Defesa.

 Reajuste milionário – Um dia depois do encerramento do segundo turno das eleições, 27 de outubro, o governo anunciou a assinatura do contrato com a empresa sueca Saab para a compra de 36 caças Gripen NG por US$ 5,4 bilhões, encerrando uma discussão que se arrastava desde 2001. O valor do contrato, no entanto, ficou US$ 900 milhões acima do previsto quando a decisão foi divulgada, em dezembro de 2013.

 A Força Aérea Brasileira (FAB) argumentou que a diferença se devia à negociação para a atualização do projeto –a proposta da Saab era de 2009, e foi necessário adequá-la à evolução tecnológica de alguns componentes do avião e à exigência de maior participação brasileira na produção.

(Da Redação/ Foto: divulgação – SAAB)

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12 novembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

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