Investigação


Líder do PSDB defende acesso da CPMI a depoimentos de ex-diretor da Petrobras

15013279129_de513e3ea1_zA CPMI mista da Petrobras marcou para a próxima quarta-feira (17) depoimento do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. A Comissão de Inquérito já enviou pedido à Justiça para ter acesso a todo o conteúdo da delação premiada que está sendo feita pelo ex-diretor. Em reunião entre líderes partidários e membros da comissão realizada nesta quarta-feira (10), os parlamentares discutiram a necessidade de acesso aos relatos. O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou os documentos referentes à Operação Lava Jato que estão na Corte. Os depoimentos, no entanto, não estão incluídos.

Líder do PSDB na Câmara, o deputado Antonio Imbassahy (BA) defendeu que a CPMI faça o que for preciso para o aprofundamento das investigações. O tucano afirma que a comissão precisa ter acesso imediato à delação de Costa, que denunciou suposto esquema de pagamento de propina na Petrobras envolvendo vários políticos. Para Imbassahy, as informações precisam se tornar públicas para que a sociedade tome conhecimento dos crimes cometidos na estatal.

Play

“Temos que cumprir com nossas obrigações: preservar a Petrobras e colocar na cadeia quem deve ir. As denúncias são gravíssimas e devem ser apuradas com todo rigor. As personalidades envolvidas devem sofrer as penalidades devidas”, afirma o líder tucano. Também participaram da reunião os representantes do PSDB na CPMI: Carlos Sampaio (SP) e Izalci (DF).

O deputado ressalta que é nítida a existência de uma quadrilha no centro da empresa e lembra que a CPMI tem prerrogativa de órgão de investigação. Por isso, o parlamentar ressalta ser fundamental que o colegiado tenha acesso às informações recebidas pela Justiça. “É importante que essa delação premiada prossiga. Esse é um processo e a população precisa estar ciente. É preciso tornar públicas essas informações no momento oportuno, sem que haja prejuízo da investigação e que não cause nenhum problema para a Justiça”, alerta.

O pedido para ter acesso à delação já foi feito à Justiça pelo presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Segundo Imbassahy, a oitiva com Costa, é indispensável “para tomar conhecimento detalhado de tudo que está se passando e cumprir com nossa obrigação de investigar”.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola / Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
10 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *