Bilhões desviados


Para Izalci, CPI Mista da Petrobras desvendou mistério de práticas ilícitas na estatal

O deputado Izalci (DF) lamentou que a CPMI da Petrobras não tenha prosseguido com os trabalhos nesta semana por falta de quórum. Apesar disso, o tucano afirmou que a comissão de inquérito já conseguiu 10278556635_0b5fcdd37f_zprovar que a Petrobras foi palco da atuação de um esquema de corrupção que desviou bilhões de reais dos cofres públicos.  O parlamentar é suplente do PSDB na CPI.

“Na comissão nós já desvendamos todos os mistérios: sabemos que bilhões foram desviados, que centenas de empresas fantasma receberam recursos e que houve, sim, uma quadrilha que atuava diretamente com relação ao superfaturamento dos contratos e que passava os recursos das grandes empresas para os terceirizados e depois para as empresas de consultoria para emitirem notas frias”, apontou.

O tucano avalia que as declarações de Meire Poza, ex-contadora do doleiro Alberto Yousseff comprovam que as práticas ilícitas na estatal são uma continuidade do mensalão. “O que houve foi apenas a transferência da questão das empresas de publicidade e propaganda. Desviaram o foco para a Petrobras”, disse.

O deputado ressaltou o depoimento do ex-diretor da Área Internacional Nestor Cerveró previsto para o próximo dia 10. Ele e a presidente da estatal, Graça Foster, repassaram bens para familiares por temerem o bloqueio de posses pela Justiça.

“É uma pena que o Tribunal de Contas tenha eximido a presidente Dilma porque ou ela sabia de tudo e era conivente ou, se não sabia, era incompetente, omissa, porque não se faz uma operação de bilhões e depois se alega que faltaram informações. Sabiam direitinho que essa operação tinha como objetivo principal desviar os recursos da Petrobras”, destacou o deputado.

Izalci destacou ainda que a Refinaria Abreu e Lima também é o cenário de superfaturamento bilionário. Os desvios, segundo ele, atenderam aos interesses do ex-diretor financeiro da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. O parlamentar está na expectativa pela delação premiada de Costa, que poderá revelar outros nomes envolvidos em desmandos e desvios de recursos.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *