Cidadania


Divulgados alunos selecionados para o Parlamento Jovem de 2014

Sessão de abertura da décima edição do Parlamento Jovem, ocorrido em setembro de 2013.

Sessão de abertura da décima edição do Parlamento Jovem, ocorrido em setembro de 2013.

A Câmara dos Deputados já selecionou os 78 estudantes que representarão os estados e o Distrito Federal na décima primeira edição do Parlamento Jovem Brasileiro, uma iniciativa criada a partir do proposta do ex-deputado tucano Lobbe Neto (SP). Neste ano, 2.079 estudantes do ensino médio de todo país se inscreveram – número recorde de candidatos.

O programa, que simula a rotina dos trabalhos legislativos, ocorre de 21 a 26 de setembro. O objetivo é despertar nos jovens a reflexão crítica e a representação política por meio da vivência do processo democrático.  O ex-deputado do PSDB esteve em Brasília no ano passado para prestigiar a sessão solene de posse dos estudantes que integraram a 10ª edição.

Para participar, os alunos se inscreveram em suas escolas e enviaram projetos de lei para avaliação das secretarias de Educação dos estados. São Paulo foi o estado com maior número de inscritos no programa, com total de 303 estudantes. Em segundo lugar, ficou o Amazonas, com 300 alunos, e em terceiro Pernambuco, com 256.

PROPOSTAS – Os projetos de lei foram escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza. Durante o programa, os estudantes vão debater os projetos de lei selecionados nas comissões temáticas e, em seguida, votá-los em plenário.

Este ano, a maioria dos projetos é da área de educação, entre eles a implantação de plataforma multimídia na rede pública de ensino e a contratação de jovens que se destacam no ensino médio para auxiliar professores do ensino fundamental. Também foram escolhidos projetos na área de saúde, meio-ambiente e segurança pública. Os jovens parlamentares se preocuparam, por exemplo, com o trabalho compulsório em presídios, a formação política, a simplificação de registro de imóveis e a criação de conselhos tutelares de fronteiras.

O número de representante jovem por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à representação oficial de cada ente federativo na Câmara dos Deputados. A cada oito deputados federais, seleciona-se um estudante. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de cadeiras na Casa, recebe onze deputados jovens, enquanto o Distrito Federal, com oito vagas, fica com um representante jovem.

(Do Câmara Notícias, com alterações/Foto: divulgação – Agência Câmara)

Leia também:

Ao prestigiar 10ª edição do Parlamento Jovem, Lobbe destaca importância da experiência para os estudantes

 

Compartilhe:
21 agosto, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *