Má gestão


Líder cobra explicações de ministros sobre denúncias de irregularidades em fundo dos Correios

O líder da Minoria na Câmara, Domingos Sávio (MG), apresentou nesta semana requerimentos de informação endereçados aos ministros da Fazenda e da Previdência Social cobrando uma série de esclarecimentos a respeito das denúncias de irregularidades nas aplicações do Fundo Postalis, o Instituto de Seguridade Social dos Correios.

Como destaca o tucano, os funcionários dos Correios estão passando por um momento de insegurança e intranquilidade, pois o fundo Postalis, responsável pela administração do investimento dos servidores, tem apresentado déficits milionários.  A situação delicada é denunciada em reportagens de veículos de circulação nacional destacadas pelo parlamentar em seu pedido de informações.

Uma delas foi publicada na “Folha de S. Paulo” em 2013 e afirma que a derrocada das empresas de Eike Batista é um dos motivos que colaboraram para um déficit milionário do fundo de pensão, que tinha atingido R$ 985 milhões em dois anos.

De acordo com a matéria, o Postalis é o 14º maior fundo de pensão do Brasil, com patrimônio de R$ 7,68 bilhões, e é o terceiro em número de participantes, com 130 mil pessoas. Parte dos recursos do fundo foram aplicados em ações do grupo EBX, que sofreu perdas na Bolsa.  A elevação da expectativa de vida de associados e a queda dos juros também contribuíram para as perdas do Postalis.

Em 2014, o fundo voltou a ser objeto de reportagens dos principais jornais de grande circulação do país. Segundo “O Globo”, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apura a existência de fraudes cometidas por antigos executivos da entidade. As denúncias relatam prejuízos decorrentes de movimentações financeiras suspeitas.  Preso na Operação Lava-Jato, o doleiro Albertou Youssef tem uma antiga influência no Postalis, aponta a matéria do jornal editado no Rio.

Diante das denúncias e da má gestão dos investimentos duvidosos e de elevado risco, Domingos Sávio faz mais de 20 perguntas e pede documentos, como cópia das atas das reuniões do Conselho Fiscal do Postalis dos últimos dois anos.  O tucano quer detalhes da política de investimentos do fundo e se foram tomadas providências para evitar futuros prejuízos.

Confira a íntegra dos requerimentos

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 agosto, 2014 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Má gestão”

  1. rubens malta campos disse:

    Seria possível pressionar o MPF para as devidas providências?

  2. Cesar Abreu disse:

    Segundo balancete de maio/2014 do próprio Postalis, o déficit técnico do PBD já é da ordem de 1,9 bilhão, o que corresponde a cerca de 30% dos ativos contabilizados do plano (com perspectiva de decréscimo de ativos por outras situação de aplicações em ativos problemáticos). A situação, portanto, é pior do que o comentado pela imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *