Luto nacional


Chocados, tucanos lamentam morte de Eduardo Campos e manifestam solidariedade a familiares

camposO Brasil está de luto com o acidente que matou o ex-governador de Pernambuco e candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, e mais seis pessoas. O avião modelo Cessna 560XL vinha do Rio de Janeiro e caiu por volta das 10h em Santos (SP). Perplexos com a tragédia, parlamentares do PSDB expressaram tristeza com a perda e manifestaram solidariedade à família de Campos, que tinha 49 anos, assim como aos parentes dos demais mortos no acidente. Uma tragédia se abateu sobre todos nós com o desaparecimento inesperado e impensado de Eduardo Campos. O acidente aéreo vitimou não apenas um personagem da política nacional, mas uma grande personalidade brasileira”, disse o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA)

O Congresso Nacional, a Presidência da República e o Governo de São Paulo decretaram luto oficial de três dias. Já o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, convocou para a próxima terça-feira (19), às 15 horas, sessão solene em homenagem a Campos.

Confira repercussão: 

Play

“Uma tragédia se abateu sobre todos nós, hoje, com o desaparecimento inesperado e impensado de Eduardo Campos. O acidente aéreo vitimou não apenas um personagem da política nacional, mas uma grande personalidade brasileira. O país perde um líder carismático, um guia, um homem de família, pai exemplar e marido amoroso. Enfim, não tenho palavras para expressar tudo aquilo que estou sentindo, mas quero registrar meu profundo pesar e celebrar o legado que Eduardo Campos deixa para Pernambuco, para o Nordeste e para o Brasil. Eu e minha família nos solidarizamos com o seus familiares, amigos e correligionários. Estamos em oração, pedindo conforto para todos e seu descanso em paz.”
Antônio Imbassahy (BA), Líder do PSDB na Câmara dos Deputados

“É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava.  A perda é irreparável e incompreensível. Nesse momento, minha família e eu nos unimos em oração à  família de Eduardo, seus amigos e a milhões de brasileiros que, com certeza, partilham a mesma perplexidade e pesar.”
Senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB

“A morte de Eduardo Campos é uma tragédia que entristece todo o país. Em nome do povo de São Paulo, nossos sentimentos aos familiares de cada uma das pessoas que perderam a vida neste acidente. O Brasil deixa de contar com uma liderança jovem, promissora, que teria muito a contribuir para o país. E eu perco um amigo. São Paulo está em luto oficial pelos próximos três dias.”
Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin

“Profundamente abalado com a tragédia ocorrida hoje. Em meu nome, de Carol, e das minhas filhas Beatriz e Clara, quero abraçar Renata, seus filhos e toda a família por esta perda tão precoce e trágica. Eduardo Campos fará muita falta ao Brasil e de modo muito especial aos pernambucanos.”
Deputado Bruno Araújo (PE), presidente do PSDB-PE

“Estou muito triste. Custo a acreditar. O Brasil perde com a morte de Eduardo Campos. Meus sentimentos à sua esposa Renata e sua família.”
Deputado Vanderlei Macris (SP), 1º vice-líder do PSDB na Câmara

“É sempre triste e terrível um desastre com perdas de vidas, mas quando a tragédia se abate sobre um líder que estava lutando por um país melhor, a tragédia se abate sobre todos nós. Conheci e me reuni algumas vezes com o governador Eduardo Campos, aprendi a admirá-lo e a respeitá-lo. Os milhões de brasileiros que, como eu, assistiram e ouviram Eduardo Campos ontem em rede nacional falar de forma serena, porém determinada, sobre seus sonhos de mudar o Brasil, perceberam a sinceridade e a grandeza de seus propósitos. O Brasil sofre uma perda irreparável, mas seu sonho de um país melhor não vai morrer. À sua mãe, minha ex-colega de parlamento Deputada Ana Arraes e a toda família, dirijo minhas preces rogando a Deus bençãos e consolo nessa hora difícil.”
Deputado Domingos Sávio (MG), líder da Minoria na Câmara dos Deputados

“Com imenso pesar e consternação, o PSDB capixaba lamenta profundamente a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB). O cenário político brasileiro hoje fica mais triste com a perda de uma liderança tão importante e respeitável para o Brasil. Uma referência de homem público que deixará muitas saudades. Lamentamos também a morte de todas as outras vítimas do acidente aéreo que aconteceu na cidade de Santos (SP). Desejamos às famílias força e sabedoria nesse momento de dor e saudade.”
Deputado César Colnago (ES), presidente do PSDB-ES

Lamento a tragédia com Eduardo Campos. Uma grande perda para o Brasil. Minha solidariedade para a família.”
Deputado Ricardo Tripoli (SP)

Em seu perfil no Facebook, líder tucano postou imagem emocionada e uma foto de Eduardo Campos com sua família.

Em seu perfil no Facebook, líder tucano postou mensagem afirmando que uma tragédia se abateu  sobre o país nesta quarta-feira (13) e esta foto de Eduardo Campos com sua família.

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de Eduardo Campos, ex-governador e candidato do PSB à Presidência. Eduardo Campos honrou os valores da democracia em sua vida pública e encarou, com coragem, a luta por um país melhor e mais justo. Minha solidariedade e orações à família, aos colaboradores, apoiadores e toda a equipe de campanha de Eduardo Campos.”
Deputado Duarte Nogueira (SP), presidente do PSDB-SP

“A democracia brasileira perde uma figura de extrema importância no cenário politico. Caiu uma nuvem negra sobre o Brasil hoje. Estamos todos muito tristes.”
Deputada Mara Gabrilli (SP)

“A política brasileira perde um grande líder. Envio meus profundos sentimentos à família de Eduardo Campos e aos companheiros do PSB.”
Deputado Edson Aparecido (SP)

“Essa notícia nos abalou muito. É lamentável por ele, pelos seus familiares e pelas demais vítimas. Tive uma relação muito boa com Eduardo, que foi deputado federal e ministro de Ciência e Tecnologia. Era uma liderança nata, uma pessoa com um grande futuro e que poderia con
tribuir muito para o país.”

Deputado Izalci (DF)

“Nós, que acompanhamos a trajetória de Eduardo Campos, tínhamos o total conhecimento de sua capacidade de gestão e do seu compromisso com Pernambuco e com o Nordeste. Eduardo foi um defensor do povo nordestino. Ele enriqueceu o processo democrático brasileiro ao disputar a eleição presidencial. Estamos em choque com essa grande perda.”
Deputado Raimundo Gomes de Matos (CE)

“Totalmente consternado, lamento profundamente o falecimento prematuro do grande político Eduardo Campos.  O país perde uma grande liderança política. Eduardo Campos foi deputado estadual,  governador de Pernambuco por dois mandatos (o mais votado do Brasil), foi deputado federal também por duas vezes, e, atualmente era candidato à presidência do Brasil. Minha sincera solidariedade a sua família e amigos. Descanse em paz, Eduardo.”
Deputado Pinto Itamaraty (MA)

“Lamento muito pela morte de Eduardo Campos e sou solidário com a dor de seus familiares, amigos e companheiros, especialmente os de Pernambuco. Ontem, no Jornal Nacional, ele falou uma frase que não esquecerei: “Não vamos desistir do Brasil!” Muita paz para sua família nesse momento!”
Deputado Nelson Marchezan Junior (RS)

“Estou extremamente impactado com a tragédia ocorrida com Eduardo Campos. Pude conviver com ele na Camara dos Deputados e com sua esposa Renata que cursou comigo o curso em Harvard.No inicio do ano tiveram mais um filho que nasceu com Sindrome de Down e sua reação foi admirável , pois disse publicamente que ele tinha nascido na familia certa. Deixo publicamente minha solidariedade a sua família e a tristeza por perder um homem e um político do bem.Que DEUS o receba de braços abertos e que seus ideais sejam multiplicados pelos que ficam.”
Deputado Eduardo Barbosa (MG)

“Muito abalado com a notícia da morte do Eduardo Campos, candidato a presidente com quem tinha um excelente relacionamento pessoal, e de todas as vítimas do acidente entre elas estava um grande amigo, o ex-deputado federal Pedro Valadares.”
Deputado Jutahy Junior (BA)

“Lamento profundamente a morte do candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, liderança da nova geração, e que vinha realizando um extraordinário trabalho de conscientização política e de consolidação da nossa democracia. Quero expressar minha solidariedade aos familiares, amigos e correligionários.”
Deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP)

“É com grande pesar que venho cominicar minha tristeza com a morte súbita do candidato a presidência da república Eduardo Campos, ocorrida nesta manhã. Só me resta a certeza que Deus sabe o porque de todos os acontecimentos, e que Ele possa confortar seus familiares e amigos, porque só Ele para poder consolar nossos corações nesse momento.”
Deputada Andreia Zito (RJ)

“Eduardo Campos: vou guardar na memória o sorriso e o sonho de quem buscou um Brasil melhor.”
Deputado Carlos Brandão (MA)

“Com imensa tristeza recebi a notícia do acidente aéreo que vitimou o ex-governador e candidato a Presidência da República Eduardo Campos. À parte sermos de partidos diferentes, Eduardo Campos tinha o meu respeito. É uma grande perda para o Brasil. Nesse momento, solidarizo-me com a família de Eduardo, seus amigos e todos os brasileiros que votariam nele.”
Deputado Nilson Pinto (PA)

 “Meus sentimentos às famílias envolvidas no acidente que vitimou o candidato Eduardo Campos e seus colaboradores. Dona Ana, mãe do Eduardo, é uma grande amiga e eu me solidarizo com ela. Dia triste.”
Deputado Luiz Fernando Machado (SP)

“Com muito pesar recebi a notícia da morte de Eduardo Campos. Uma perda irreparável para a família, para os amigos para o Psb e para o Brasil.”
Deputado William Dib (SP)

“Chocado com o acidente que vitimou Eduardo Campos. É uma perda irreparável para o Brasil. Minha solidariedade e afeto a sua família, neste momento de dor e profunda tristeza.”
Deputado José Aníbal (SP)

“Profundamente triste, lamento a morte de Eduardo Campos. O Brasil está de luto com a notícia desta tragédia e grande perda para todos nós brasileiros. Me solidarizo, especialmente, com a família, neste momento triste e lamentável para toda Nação Brasileira.”
Deputado Rodrigo de Castro (MG)

“Não há outra palavra para expressar a perplexidade diante da morte de Eduardo Campos a não ser o lamento profundo. Perde o Brasil, a Família de Eduardo Campos, perde a política Brasileira! Sincero pesar à Família Campos, aos seus correligionários de Partido e à sua vice, Marina Silva.”
Deputado Paulo Abi-Ackel (MG)

“Foi com profunda tristeza que soube dessa inacreditável tragédia que vitimou o governador Eduardo Campos, um dos grandes nomes da política brasileira! Ainda não consegui acreditar! Espero, do fundo do meu coração, que a família consiga encontrar um mínimo de conforto e paz em Deus! Toda a nossa solidariedade aos amigos e familiares!”
Deputado Carlos Sampaio (SP)

“A vida é fugaz e imprevisível. O destino constrói seu traçado de forma misteriosa. Que Renata e os filhos de Eduardo Campos encontrem paz na fé.”
Deputado Marcus Pestana (MG)

“É com profunda tristeza que recebemos a notícia da morte de Eduardo Campos, importante liderança política brasileira. Neste momento de extrema comoção, eu e todos que integram a nossa coligação nos unimos em oração à família de Eduardo e pedimos a Deus que conforte seus entes queridos, assim como as famílias dos demais ocupantes da aeronave.”
Deputado Reinaldo Azambuja (MS)

“Gostaria de compartilhar, com todos que seguem, profundo sentimento de pesar pela morte de Eduardo Campos. Tive oportunidade de conhecê-lo e cultivava por ele muito respeito e admiração, embora estivéssemos em partidos diferentes. Confesso que estou muito triste.Meus sentimentos aos familiares de todas as vítimas desse trágico acidente.”
Deputado Otavio Leite (RJ)

“Lamento o trágico acidente aéreo em companhia de seus assessores, piloto e copiloto. Eduardo era um político respeitado, um pai exemplar e homem de valores. Deseja à família força e sabedoria para conseguirem passar pelo momento de dor e saudade.”
Deputado João Campos (GO)

“Estou muito abalado com a notícia do falecimento de Eduardo Campos. Um grande líder e exemplo para todos no Nordeste, símbolo da luta de nossa região. Um pai de família, uma pessoa íntegra, um companheiro parlamentar e executivo. Não tenho palavras para descrever como me sinto no momento. Vai com Deus, Eduardo, e que a paz do Senhor possa confortar família e amigos.”
Deputado Ruy Carneiro (PB)

“Foi com imensa tristeza que recebi a noticia da morte do ex-governador Eduardo Campos. O Brasil perde um exímio líder político que muito fez em busca de um país melhor, um homem que acreditava e lutava com afinco por seus ideais. Campos pensava muito além da política, exte
rnava seu desejo de mudança pensando sempre no povo brasileiro! Deixo meus sentimentos à família e acredito, que assim como eu, o Brasil inteiro se une em oração. Sem dúvida, essa perda é irreparável!”

Deputado Nilson Leitão (MT)

“A morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato à Presidência da República pelo PSB, é uma grande perda para o Brasil e para a nossa democracia. Campos foi um homem guerreiro e idealista que muito contribuiu para o seu Estado e o nosso país.”
Deputado Bonifácio de Andrada (MG)

“Nutria grande admiração por Eduardo Campos e sempre mantivemos uma relação de respeito intenso. Envio minhas condolências à família e a todo o povo de Pernambuco, que perdeu um grande representante. Além disso, sua partida nos deixa mensagens importantíssimas: primeiro que devemos ter respeito ao próximo, pois acima de poder e disputas partidárias existe o ser humano, o qual deve ser colocado como primeira prioridade. Também nos deixa a mensagem de que divergências ideológicas não podem nos afastar do nosso objetivo maior: um Brasil melhor.”
Deputado Wandenkolk Gonçalves (PA)

 (Da redação/Fotos: divulgação/ Áudio: Hélio Ricardo)

[Texto atualizado às 15h30 do dia 14/08]

Compartilhe:
13 agosto, 2014 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Luto nacional”

  1. rubens malta campos disse:

    Grande perda ao Brasil.Solidarizo-me às justas homenagens à Família de Eduardo
    Campos.

  2. maria helena da silva ramalho disse:

    Meus sinceros sentimentos, sobe para o alto um anjo de Deus, Eduardo eleva-te teu espirito agora e que o grande arquiteto do universo o receba. E se existir algo de errado com esse acidente que seja descoberto,em verdade eu vos digo, não existirá pedra sobre pedra que a verdade virá, achei tudo isso muito esquisito, cabe investigação severa.Deus de cobertura e proteção a teus familiares.

  3. Jurandi Nascimento Carvalho disse:

    Estava assistindo o noticiário da manhã, quando ouvi que ouve um acidenta com o jato em Santos – SP no qual estava Eduardo Campos ! Em nome do PSDB de Conceição de Macabu – RJ, desejo a Proteção Deus para as famílias dos mortos !!!!!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *