Crise na Saúde


Raimundo Gomes de Matos alerta para fechamento de hospitais filantrópicos no Ceará

RGMO deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) lamentou, em pronunciamento, o fechamento de hospitais filantrópicos e cobrou do Ministério da Saúde reajuste nas tabelas do SUS para garantir o custeio das despesas ao atendimento gratuito à população.

“São cinco anos sem realinhamento da tabela do SUS e os hospitais não conseguem mais manter as portas abertas. Hoje mais de 40% da população utilizam de hospitais filantrópicos”, explicou Raimundo de Matos ao ressaltar que os parlamentares destinam em torno de 50% das emendas individuais para atender o segmento. “Foi um reforço orçamentário, mas o governo não libera as emendas e com isso há total descompasso com programas do Ministério da Saúde, como o Mais Médicos, por exemplo”.

O Hospital Regional Manuel Abreu, na cidade do Crato/CE, encerrou as atividades de atendimento à população esta semana. Aberto ao público desde 1970, atendia exclusivamente pacientes do SUS. A unidade entrou em crise financeira que impossibilitou a manutenção de 23 leitos para internamento feminino e 22 leitos para internações masculinas. Esta unidade hospitalar chegou a ter mais de 100 pacientes internados. Hoje a diretoria apresenta uma dívida superior a R$ 400 mil junto a fornecedores, funcionários e impostos atrasados.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
7 agosto, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *