Fraude na CPI da Petrobras


Dilma foge da responsabilidade sobre repasse de “gabaritos” a depoentes de comissão no Senado

 10026646103_340a908ca3_zO deputado Izalci (DF), suplente do PSDB na CPI Mista da Petrobras, criticou o descaso da presidente Dilma Rousseff com a denúncia da revista “Veja” sobre o esquema de antecipação de perguntas a depoentes da CPI da Petrobras no Senado. Questionada nesta segunda-feira (4), em São Paulo, sobre a revelação, a petista disse que “isso é uma questão que deve ser respondida pelo Congresso”.

 “Na prática, a presidente Dilma nunca assumiu o que é de responsabilidade dela. Óbvio que ela sabia de tudo e da gravidade do problema”, declarou o tucano. “Vamos logo mostrar à sociedade o quanto este governo roubou e desestruturou a Petrobras. A população não é idiota”, acrescentou.

Um vídeo de 20 minutos obtido por “Veja” mostra três altos funcionários da estatal tramando cada passo da fraude e da qual também participaram Paulo Argenta, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais; Marcos Rogério de Souza, assessor da liderança do governo no Senado; e Carlos Hetzel, secretário parlamentar do PT no Senado.

Os três, de acordo com a reportagem, teriam formulado perguntas aos depoentes e atuado para que as respostas, tal qual um gabarito de prova, fossem entregues às pessoas que falariam à comissão.

Os “beneficiários” da estratégia, segundo “Veja”, foram o ex-presidente da estatal José Sergio Gabrielli, o ex-diretor Nestor Cerveró e a atual presidente da companhia, Graça Foster.

Izalci enfatizou que nunca teve dúvidas sobre as intenções dos governistas ao forçarem a instalação da CPI da Petrobras no Senado. “Na primeira audiência que assisti, percebi que aquilo ali era um treinamento. Eu não imaginava que eles (governistas) chegariam a tanto”, disse.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
4 agosto, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *