TCU aponta falhas


Para Nilson Leitão, Dilma deve responder na Justiça pelos malfeitos do governo

O deputado Nilson Leitão (MT) afirmou nesta sexta-feira (1º) que a presidente Dilma Rousseff terá que responder judicialmente pelos malfeitos de sua gestão identificados pelo Tribunal de Contas da União 7252576684_47b65d3ea0_z(TCU). Relatório do órgão divulgado hoje pelo jornal “O Estado de S.Paulo” revela que há falhas generalizadas nas ações do governo petista.

“O PT e a presidente se preocupam mais em fazer dos programas meras peças publicitárias do que executá-los. Os programas e projetos lançados pelo PT acabam em obras paralisadas, superfaturadas e que trazem um prejuízo enorme para o país”, criticou o tucano. “Não tenho dúvida de que Dilma responderá judicialmente pela irresponsabilidade fiscal e administrativa do seu governo.”

Play

O relatório consolidado pelo tribunal com base em 23 auditorias realizadas no país concluiu que “há falhas que devem ser consideradas sob um prisma sistêmico, afetando diversos segmentos e com reflexos negativos sobre o desempenho e a qualidade da infraestrutura”.

Nos processos de concessão analisados, por exemplo, predomina a falta de referências para auxiliar na produção de estudos técnicos. A “falha” fica evidente, em especial, nas previsões de custos das obras.

As auditorias constataram ainda a falta de controle interno nos órgãos públicos responsáveis por acompanhar os empreendimentos, além da inexistência de padrão para medir a qualidade das execuções e o desempenho das empresas contratadas.

DEFICIÊNCIAS – O programa Minha Casa Minha Vida – propagandeado ostensivamente pelo PT – e as obras portuárias ganharam um destaque negativo do TCU. Técnicos do órgão apontaram vários problemas em cada um deles, como “serviços de baixa qualidade”, “projetos mal feitos” e “deficiências de planejamento”.

Lançadas em 2008 pelo ex-presidente Lula com a proposta de desafogar os prontos-socorros dos hospitais, dar mais agilidade no atendimento e estruturar o sistema de saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram consideradas exemplos de ineficiência pelo tribunal.

Entre janeiro e agosto de 2013, o governo repassou quase R$ 2 bilhões para construção, reforma e ampliação de 1.027 UPAs, além de bancar um valor mensal para custeio do funcionamento das unidades. Ao fiscalizar a situação delas em 11 localidades, os auditores encontraram rachaduras, fissuras, infiltrações e afundamentos de piso.

O setor elétrico – abatido por dívidas e pelas decisões equivocadas da presidente – apresentou “deficiências nos controles e inadequações na gestão de riscos”. Para solucionar as dificuldades, o órgão recomendou a “necessidade de aprimoramento da estrutura organizacional de diversos trabalhos”.

Segundo Leitão, as considerações do TCU sobre a gestão petista começaram assim que o partido assumiu o comando do país. No entanto, Lula e Dilma as ignoraram. “A irresponsabilidade para se manter no poder é tão grande que eles perdem totalmente o limite. Isso terá consequências seríssimas para o país”, alertou.

(Reportagem: Luciana Bezerra, com informações do jornal O Estado de S.Paulo/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
1 agosto, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “TCU aponta falhas”

  1. rubens malta campos disse:

    Aécio Neves Presidente,o PSDB deverá,entendo,pressionar o MPFederal para processar
    por crime de responsabilidade,Lula,Dilma e caterva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *