Mais influentes


Deputados tucanos se destacam na lista dos Cabeças do Congresso Nacional 2014

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), faz parte do seleto grupo dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento do Diap (Departamento Intersindical de 7692232010_5f7214a6d2_zAssessoria Parlamentar). Cem parlamentares integram a lista dos “Cabeças” do Parlamento. O líder está entre os dez deputados e dois senadores indicados como novos operadores-chave do processo legislativo. A entidade independente avalia a atuação de deputados e senadores.

Imbassahy atribui o reconhecimento ao trabalho à frente da bancada tucana.  De acordo com o deputado, o grupo é formado por pessoas extremamente qualificadas com capacidade de discernimento e crítica. “Eu me associo a todos os meus pares nessa distinção. Isso estimula todos nós a continuar esse trabalho em busca das mudanças que o Brasil necessita e a população merece”, declarou nesta terça-feira (29).

Play

Os deputados do PSDB que fazem parte da lista, além de Imbassahy, são: Bruno Araújo (PE), Carlos Sampaio (SP), Domingos Sávio (MG), Duarte Nogueira (SP), Luiz Carlos Hauly (PR) e Paulo Abi-Ackel (MG).

Líder da Minoria na Casa, Domingos Sávio é apontado como um dos destaques. O tucano exerce o primeiro mandato com deputado federal.

Segundo o Diap, os “cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o departamento destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

O deputado Carlos Sampaio também é apontado como um dos 100 parlamentares mais importantes do Congresso. Sampaio disse que a escolha é o reconhecimento do trabalho que exerce na Câmara. “Também é motivo de muita honra saber que, dentre os 17 selecionados no estado de São Paulo, sou o único da minha região”, concluiu o parlamentar, que é de Campinas (SP). Em seu terceiro mandato, é a quarta vez que o deputado fica entre os 100 “cabeças” do Congresso.

Além dos “100 Cabeças”, o Diap divulga levantamento incluindo parlamentares que estão em plena ascensão. Os deputados César Colnago (ES), Márcio Bittar (AC), Nilson Leitão (MT), Marcus Pestana (MG), Andreia Zito (RJ), Vanderlei Macris (SP) e Nelson Marchezan Júnior (RS) estão nesta relação.Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
29 julho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *