Ciclo de debates


Relações Exteriores realizará série de eventos para debater missão no Haiti e política externa

7832980662_15612a2235_cA Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara (Creden) aprovou requerimentos do presidente do colegiado, deputado Eduardo Barbosa (MG), que visam a realização de importantes eventos. Entre os pedidos, está o de missão oficial ao Haiti para avaliar os resultados dos dez anos da presença militar brasileira naquele país; a realização de ciclo de debates, seminário, audiência pública e fórum sobre temas correlatos à comissão.

O primeiro requerimento aprovado permite que membros e servidores do corpo técnico da comissão realizem missão oficial à cidade de Porto Príncipe para participarem da troca de comando da Missão de Paz e de Estabilização da ONU no Haiti (MINUSTAH), chefiada pelo Brasil. Durante a viagem, os parlamentares irão avaliar os resultados obtidos em solo haitiano e outros aspectos relacionados à manutenção desse trabalho.

A segunda proposição do tucano tem em vista a realização de ciclos de debates com tópicos relacionados ao campo temático da comissão ao longo do segundo semestre de 2014. A ideia é estreitar a aproximação entre o debate parlamentar, órgãos técnicos, a comunidade acadêmica, instituições de pesquisa, estudantes e sociedade civil organizada, e mesmo setores técnicos de ensino e da Câmara.  Com as discussões, o tucano pretende repercutir os principais temas que constam das agendas internacional e de defesa.

No mesmo sentido, outro pedido do tucano visa a realização de seminário para debater os rumos e os desafios da Política Externa Brasileira. Outra proposta aprovada foi a que solicita a realização da XXI edição do Fórum Brasil-Europa. O evento acontece há 20 anos, fruto de uma parceria da Fundação Konrad Adenauer da Alemanha, em conjunto com a Delegação da União Europeia no Brasil e o Grupo de Amizade Brasil – União Europeia. O evento contribui para o estreitamento e fortalecimento das relações do Brasil com o continente europeu, trazendo ao debate os principais pontos de interesse recíproco.

Já a audiência pública solicitada por Barbosa pretende avaliar as conquistas do Brasil quanto ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pelas Nações Unidas para o período de 2000 a 2015 e o delineamento de ações para os próximos anos. Os objetivos consistem em redução da pobreza; ensino básico universal; igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres; redução da mortalidade na infância; melhoria da saúde materna; combate a aids, malária e outras doenças; garantia da sustentabilidade ambiental e  estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 julho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *