Abandono


Colnago critica descaso de Dilma com o Espírito Santo e alerta para prejuízos ao estado

13972474416_5a232ced75_bPela segunda vez desde que assumiu o mandato, a presidente Dilma foi ao Espírito Santo fazer promessas, mas não explicou os atrasos em importantes obras e o abandono do estado pelo governo federal. O deputado César Colnago (ES) criticou o descaso da petista com a população capixaba, que não viu, até agora, nenhum dos grandes empreendimentos prometidos.

Incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a dragagem de aprofundamento do canal de navegação, bacia de evolução e berços do Porto de Vitória; a ampliação e modernização do Aeroporto Eurico Salles; e a duplicação da BR 262 não saíram do papel.

Colnago afirma que a economia do estado tem sido diretamente afetada pelo descaso do Planalto. Um exemplo é o Porto de Vitória, que está impedido de receber navios maiores. Isso prejudica a atividade de comércio exterior. O empreendimento deveria ter sido concluído em dezembro.  “Precisamos voltar ao mapa do Brasil, do qual ela [Dilma] nos excluiu”, defendeu o tucano.

Reportagem especial do jornal “A Gazeta” sobre a indiferença do governo Dilma com o ES mostra que o Aeroporto Eurico Salles está em situação ainda pior que a do porto. A obra, iniciada em janeiro de 2005, está parada desde julho de 2008 e não tem data para ser retomada. Depois de muitas idas e vindas, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a realização de nova licitação. A Infraero ainda não lançou o edital.

Permanece no campo das promessas a duplicação da BR 262 , que liga o estado ao norte de Minas Gerais. O governo federal decidiu  fazer a obra com recursos públicos. Antes, tentou conceder a rodovia à iniciativa privada, mas não houve interessados.

A primeira vez que Dilma visitou o estado como presidente foi em dezembro passado, no período de enchentes. Para Colnago, a petista só resolveu entrar em cena novamente porque tem interesse no eleitorado local.

 “A presidente veio agora porque é candidata. Ela quase perdeu as eleições aqui e parece que ficou com raiva, deixando nosso estado isolado”, criticou. Além de não concluir nenhuma grande obra, Dilma foi a principal responsável pela queda de receitas fiscais no estado, destaca o tucano. O Espírito Santo perdeu cerca de R$ 1 bilhão desde que foi aprovada a resolução que mudou a alíquota interestadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que fez o estado perder participação na movimentação de cargas.

 “São várias ações negativas e, além de não ter feitos as obras importantes para o desenvolvimento, ela prejudicou as finanças dos munícipios e do estado”, acredita Colnago.  Mesmo sem cumprir com o prometido há anos, a petista fez novos anúncios. Entre eles, anunciou novo edital de licitação do aeroporto de Vitória e a duplicação de um trecho da BR 262.  

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
3 julho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *