Vida celebrada


Deputados parabenizam FHC e ressaltam vasta contribuição do ex-presidente para o país

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso completa 83 anos nesta quarta-feira (18), mantendo intensa atividade política e intelectual e sempre atento aos desafios contemporâneos do país e do mundo. Nesta data especial, deputados do PSDB parabenizaram o tucano e exaltaram a histórica contribuição de FHC para transformar o Brasil em um país melhor, em especial ao longo dos oito anos do seu mandato.

Para William Dib (SP), não é à toa que o ex-presidente desfruta de grande prestígio político no Brasil e no exterior. Dib ressaltou o compromisso histórico do correligionário com a democracia, o seu legado à frente do Palácio do Planalto e a vasta contribuição intelectual no mundo acadêmico, em especial de obras sobre mudança social e desenvolvimento no Brasil e na América Latina. “Fernando Henrique Cardoso é um dos políticos mais respeitados do Brasil. Sua contribuição na política é igual ou mesmo superior ao seu legado intelectual por meio de várias obras”, elogiou. 

Play

Já o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) exaltou, entre outros aspectos, o papel de protagonismo de FHC na construção do Plano Real. Então ministro da Fazenda de Itamar Franco, o tucano liderou a equipe de economistas que conseguiu formatar um plano capaz de debelar a inflação após várias tentativas fracassadas de gestões anteriores. “Graças a sua capacidade e habilidade, nós conseguimos romper um ciclo de mais de 30 anos de inflação que destruiu a moeda brasileira e, enfim, pudemos ter a tão sonhada estabilidade econômica no Brasil”, lembrou.

Biografia brilhante – FHC nasceu no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1931, numa família de militares. Foi casado com a antropóloga Ruth Cardoso (1930–2008) e tem três filhos. O tucano foi eleito presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002). 

Ao longo de seus mandatos, consolidou a estabilidade monetária e avançou nas políticas sociais, criando uma série de programas que mais tarde foram reunidos no Bolsa Família. “O seu governo foi marcante nas mudanças que ansiávamos desde a abertura política que o país conquistou”, recordou Hauly. Entre as reformas feitas para melhorar o país, destacam-se a modernização da infraestrutura econômica, com abertura para investimentos privados nas telecomunicações, energia elétrica, petróleo, transportes e mineração. 

Hauly ressaltou ainda a satisfação que teve ao defender o governo FHC no Congresso Nacional. “Ele lutou para transformar o Brasil em um país melhor, sempre com muito trabalho e muita dedicação”. Segundo o deputado, Fernando Henrique Cardoso escreveu seu nome na história e integra a galeria dos grandes homens públicos do país. Atualmente o tucano preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso, que preserva e dá acesso ao seu arquivo pessoal, além de promover o debate sobre democracia e desenvolvimento.

Documentário da TV Câmara – Em 2012, o FHC veio à Câmara dos Deputados para o lançamento do documentário “A construção de Fernando Henrique”, vídeo produzido pela TV Câmara que relata a história de vida do ex-presidente desde a sua infância, relembrando os dois mandatos presidenciais e o gerenciamento do plano econômico que revolucionou o país. Na ocasião, FHC disse que esse documentário era o melhor registro em vídeo sobre sua trajetória. “Eu vi o filme e, de todos, é o que me parece mais completo porque pega vários ângulos. Também devo dizer que é honesto, feito com objetividade”.

Assista ao documentário e conheça o site do IFHC:  

(Reportagem: Paulo Simões/Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 junho, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Vida celebrada”

  1. rubens malta campos disse:

    Associo-me às justas e merecidas homenagens a esse grande Brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *