Cadê o dinheiro?


Falta de dinheiro para restituição do IR comprova desgaste do modelo econômico petista, diz Valdivino

Apesar de bancar uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, o contribuinte brasileiro vai ter que esperar por mais tempo para receber a restituição do imposto de renda. O volume disponibilizado pela Receita Federal para o primeiro lote é 28% menor na comparação com o ano passado, em uma demonstração de má gestão de recursos. Para o deputado Valdivino de Oliveira (GO), esse é um sintoma claro de que o atual modelo econômico está vencido. “Todos sabemos que a política adotada pela gestão petista não é a ideal para o país, e que o governo tem dificuldades para administrar seu próprio caixa”, alertou nesta quinta-feira (12).

Especialistas ouvidos pelo jornal “Correio Braziliense” afirmam que há uma dificuldade em fechar as contas. Para o tucano, boa parcela da arrecadação é direcionada para a própria dívida do governo. Além disso, a gastança para a manutenção da inchada máquina pública também consome bilhões. Vale lembrar que a gestão petista inflou a Esplanada, atingindo a incrível marca de 39 ministérios. 

Para Valdivino, embora o governo bata recorde de arrecadação, a crise de gestão atrapalha o controle das finanças do país. “Entendemos, nesse momento, que há dificuldade de caixa na União em decorrência da política econômica e fiscal, que está deteriorada”, completou.

Carga pesada – Sem ter feito qualquer reforma tributária, ao contrário do prometido em campanha, Dilma viu a carga tributária crescer nos últimos anos, chegando a 35% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com a reportagem do “Correio”, especialistas avaliaram que segurar e reter a restituição do Imposto de Renda é uma prática comum da Fazenda para fazer caixa e tentar cumprir a meta fiscal.

Em entrevistas anteriores, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo terá condições de cumprir a meta de superávit primário de 1,9% do PIB. “Na realidade o governo está segurando porque o caixa está com desempenho ruim, não é nem para fazer superávit primário. Aliás, temos dúvidas se esse superávit vai ficar pelo menos perto daquilo que o governo anunciou que ficaria”, alertou o parlamentar. Ainda segundo Valdivino, o Planalto segura, inclusive, empréstimos para os estados e municípios. 

Os contribuintes já podem consultar o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda através do site da Receita Federal. Idosos, deficientes e portadores de doenças graves têm prioridade no recebimento. O saque estará disponível no próximo dia 16.

(Reportagem: Paulo Simões/Foto: Lucio Bernardo Junior – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
12 junho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *