Ladeira abaixo


Para deputados, alto grau de insatisfação entre brasileiros é reflexo direto do governo Dilma 

unnamed (1)Deputados do PSDB reforçaram o coro dos brasileiros insatisfeitos com a situação do país, conforme constatou o levantamento feito pelo Pew Research Center, um dos principais institutos de pesquisa dos EUA,  divulgado nesta quarta-feira (4) pelo jornal “O Globo”.

Ao entrevistar pouco mais de mil pessoas, entre 10 e 30 de abril, a instituição verificou que 72%  estão insatisfeitas com a situação do Brasil, 67% consideram a economia ruim, 85% se preocupam com a alta dos preços e 83% estão inquietas com a insegurança e falta de saúde.

“Isso mostra que houve deterioração da gestão pública”, criticou primeiro vice-líder do PSDB na Câmara, Vanderlei Macris (SP). “A criminalidade disparou, a inflação voltou a corroer a renda das famílias e, pior de tudo, houve a deterioração da ética na administração pública”, acrescentou o parlamentar.

A inquietação dos brasileiros com a criminalidade baseia-se em tristes estatísticas. Nos últimos 12 anos, cerca de 600 mil cidadãos perderam a vida em assassinatos ocorridos em todo o país. Apenas em 2012, foram 56 mil, número equivalente a cerca de 10% de todos os homicídios ocorridos no planeta.

 A origem do colapso na segurança pública é o descaso do Palácio do Planalto.  Nos últimos três anos, só 1/3 do orçamento federal para a área foi aplicado, denunciou o líder do PSDB na Casa, Antonio Imbassahy (BA), na terça-feira (3), durante ato público da oposição para denunciar à sociedade a completa omissão do governo petista diante dos índices de criminalidade.

Aterrorizadas com a escalada da violência, as famílias também sofrem com a perda do poder de compra. De acordo com estudo do Instituto Data Popular, a inflação abocanhou R$ 73,4 bilhões da classe C entre maio de 2013 e 2014. O levantamento mostrou ainda que 85% dos brasileiros acham que não conseguem ter mais o que adquiriam no passado com os mesmos recursos.

Capa do estudo chama atenção para desempenho pífio de Dilma em questões chave.

Capa do estudo chama atenção para desempenho pífio de Dilma em problemas-chave.

DESGASTE – Os números negativos rompem uma sequência de avaliações positivas sobre a gestão petista registradas desde 2010 pela Pew Research Center, quando o instituto começou a realizar as sondagens no Brasil. Há 12 meses, 55% estavam insatisfeitos e 59% consideravam boa a situação da economia.

 Se os últimos números forem comparados aos de 2010,  no encerramento do governo do ex-presidente Lula, percebe-se facilmente o desânimo dos entrevistados diante da gestão de Dilma Rousseff. Há quatro anos, 84% dos pesquisados afirmaram que Lula estava tendo um impacto positivo sobre o Brasil. No último levantamento do instituto, 52% acham negativa a influência da presidente para o Brasil e 48% a consideram positiva. 

 “A pesquisa reflete o que sentimos na rua e o que conversamos com todos os estratos e segmentos da sociedade. O país real não é o mesmo da Dilma, do Guido Mantega (ministro da Fazenda) e de toda cúpula governista”, destacou o deputado Vaz de Lima (SP). “As pessoas estão preocupadas com a inflação, o emprego, a renda, a falta de investimento no setor de infraestrutura, a desaceleração da indústria e do comércio”, completou o tucano.

COPA CRITICADA – Festejada pelo governo federal, a Copa do Mundo é alvo de muitas críticas da população. A pesquisa da instituição norte-americana identificou que 61% desaprovam a realização do torneio no Brasil. Somente 34% afirmam que o Mundial será positivo. “A Copa do Mundo trouxe esse sentimento de que o governo não faz boa gestão e não se preocupa em se antecipar às situações”, analisou Vaz de Lima.

Exemplo incontestável da incapacidade do governo petista na preparação para o evento pode ser visto e comprovado nas obras de reforma e ampliação dos aeroportos. Das 12 cidades-sede, 11 apresentam falhas, obras inacabadas, muita sujeira e, sobretudo, desorganização.

A situação caótica se reproduz em outros canteiros de empreendimentos prometidos pelo governo federal para a Copa. Pesquisa divulgada há três semanas mostrou que, das 167 obras para o Mundial, só 41% estavam prontas. O número mais atualizado dá conta de que o percentual subiu para 50%.

ALTOS ÍNDICES DE DESAPROVAÇÃO APONTAM CARTÃO VERMELHO PARA DILMA

Gestão econômica: 63%

Preparação da Copa do Mundo: 67%

Educação e política externa: 71%

Transporte público: 76%

Criminalidade e saúde: 85%

Corrupção: 86%

PREOCUPAÇÃO QUE TIRA O SONO

85% com escalada de preços

83% com a criminalidade e saúde

72% com a falta de oportunidades de emprego

68% com a disparidade entre pobres e ricos

64% com a baixa qualidade das escolas

56% com o endividamento público

(Reportagem: Luciana Bezerra, com informações de “O Globo”/ Imagem: reprodução/Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
4 junho, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Ladeira abaixo”

  1. rubens malta campos disse:

    É EXATAMENTE ISSO AÍ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *