Pesquisas em animais


Tripoli afirma que debate sobre substituição de animais em testes científicos precisa avançar

O deputado Ricardo Tripoli (SP) avaliou como positivo o resultado da primeira audiência pública sobre as alternativas ao uso de animais em experimentos científicos. O debate foi promovido nesta terça-feira (3) pela 11314950685_cb0725a7d9_hComissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, a pedido do tucano, que preside o colegiado. De acordo com o parlamentar, ficou claro, após as apresentações dos convidados, que é possível eliminar as pesquisas que sacrificam animais sem prejuízo à ciência.

“É a primeira reunião que se faz com cientistas para debater esse tema aqui. Tivemos aqueles favoráveis e aqueles contrários às pesquisas com animais. Porém, as divergências caem por terra, pois ficou claro que a tecnologia avançou muito. É essencial ouvir a classe científica para que eles mostrem como é possível avançar sem que haja prejuízo para as pesquisas e a ciência”, relatou o parlamentar.

Recentemente, o tucano esteve nos Estados Unidos, onde conheceu um projeto desenvolvido pelo governo norte-americano em parceria com a Universidade de Havard que pode avançar para o fim do uso de seres vivos em testes. “Como foi demonstrado hoje na audiência pública, mais de 90% dos experimentos não servem para seres humanos, então não há por que sacrificar os animais”, disse.

Tripoli afirmou que audiência desta quarta-feira representou o início de um processo de discussão que vai atender a parcela da população contrária à utilização de animais sem necessidade. O tucano disse que, apesar de ainda haver muito preconceito com o tema, a discussão precisa ser levada adiante.  

“Apesar de tudo, já há uma mudança de cultura. Sabemos que deve haver uma política pública voltada à proteção animal como um todo e isso é o que estamos buscando”, disse. De acordo com Tripoli, a existência de um corpo humano artificial, como está sendo elaborado nos Estados Unidos, poderá encerrar, de uma vez por todas, os testes feitos em animais.  A ideia é trazer ao Brasil o que há de mais moderno envolvendo a temática.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola )

Compartilhe:
3 junho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *