Proteção de vidas


Izalci destaca determinação e competência dos bombeiros militares em sessão solene

Gabriela Korossy Câmara dos Deputados

Capitão Gilberto Martins Silva recebe Diploma de Honra ao Mérito das mãos do deputado Izalci.

Na manhã desta segunda-feira (26), o deputado Izalci (DF) participou da sessão solene em homenagem ao Dia do Bombeiro Militar, comemorado em 2 de julho. Autor do requerimento da sessão, o tucano afirmou que esse é um dia especial para ele e para o PSDB, pois homenageia homens e mulheres especiais.  “Essa homenagem é mais que devida, e acima de tudo é uma obrigação para com esses homens e mulheres que têm por lema ‘Vida por vidas’, e com determinação e competência se dedicam diariamente à proteção de vidas e do patrimônio de seus semelhantes”.

A missão do Corpo de Bombeiros é proporcionar proteção pessoal e patrimonial à sociedade e ao meio ambiente realizando ações de prevenção, combate, investigação de incêndios, salvamentos e atendimento pré-hospitalar. “Essa é a missão suprema desses homens e mulheres que estão sempre a postos, mesmo que muitas vezes sacrificando suas famílias e colocando em risco sua integridade física”, afirmou o tucano.

No Distrito Federal, a corporação chegou em 1985, saindo do Rio de Janeiro em 2 de junho, e chegando a Brasília 30 dias depois no Eixão sul, sendo recebida com aplauso e emoção pelos moradores. “É este aplauso e esta emoção que continuam até hoje quando perguntamos aos moradores do DF sobre a corporação. Especialmente as crianças, que têm nos nossos bombeiros o seus heróis”, disse o parlamentar.

Izalci também abriu espaço em seu discurso para homenagear o capitão intendente do Corpo de Bombeiros do DF, Gilberto Martins Silva. Ele ingressou em 1982 e hoje tem 31 anos e 7 meses de serviço efetivo. “Receba essa singela homenagem como forma de agradecimento pelos relevantes serviços prestados aos cidadãos do DF”, disse o tucano, que logo depois entregou um certificado para o capitão.

A origem do Corpo de Bombeiros data da antiguidade quando um dos primeiros grupamentos de combate ao fogo foi criado pelo imperador romano Augusto, no ano 27 a.C.  Em dois de julho de 1856 foi criado, no Rio de Janeiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que teve como comandante o major João Batista de Morais Antas. Por isso, se comemora o Dia do Bombeiro Militar, numa recordação dos constantes atos de heroísmo praticados por todos os que pertencem e a essa corporação.

(Reportagem: Paulo Simões/ Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
26 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *