Preços nas alturas
Governo do PT se finge de morto diante da inflação, critica César Colnago
O brasileiro já começou a pagar a conta da inconsequente política econômica da presidente Dilma Rousseff, disse o deputado César Colnago (ES). Enquanto a petista e sua equipe se dedicam a transmitir à população a falsa tranquilidade de que a inflação segue sob controle, o mercado emite sinais de alerta e as famílias se desdobram para adaptarem seus orçamentos à disparada dos preços.
“O governo federal não tratou com responsabilidade a possibilidade de volta da inflação. Pelo contrário. Não soube segurar os gastos públicos e instituiu de qualquer jeito o regime de desonerações”, afirmou o parlamentar.
Para o mercado, o clima não poderia ser pior. Divulgado nesta segunda-feira (26), o boletim Focus – levantamento feito pelo Banco Central com 100 instituições do mercado financeiro – mostra que a projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014 subiu de 6,43% para 6,47%, percentual bem próximo do teto da meta do governo, que é de 6,5%.
Segundo o tucano, o índice propagado pelo Palácio do Planalto já foi superado há muito tempo. Os brasileiros, especialmente as famílias de baixa renda, já sentem no bolso os efeitos da inflação desgovernada. Pressionados pelas altas dos preços, os consumidores têm mudado hábitos e adotado saídas criativas.
MORDIDA INGRATA – Estudo do Instituto Data Popular divulgado no jornal “O Globo” de domingo (25) aponta que a inflação abocanhou R$ 73,4 bilhões da classe C nos últimos 12 meses. O efeito imediato desse corte acontece, principalmente, na mesa e na hora do lazer. Alimentos mais caros, como carne bovina e frutas, voltam a virar artigos de luxo na lista de consumo.
O levantamento do Data Popular mostra ainda que 85% dos brasileiros acham que não conseguem ter mais o que adquiriam no passado com os mesmos recursos.
Para fazer o orçamento render, os brasileiros voltaram a pesquisar os preços e contam muito com ajuda das redes sociais. O Globo Repórter da sexta-feira (23) exibiu páginas na internet onde cidadãos denunciam preços abusivos. Além disso, apresentou as saídas criativas na hora de fazer supermercado, aproveitar a praia e os eventos noturnos sem esvaziar a carteira.
“Até mesmo o programa Globo Repórter confirmou o que o governo Dilma tenta esconder. A inflação está de volta com taxas preocupantes, impondo novamente certas privações à população e a necessidade de buscar alternativas para driblar a carestia”, afirmou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), em seu perfil no Facebook. “Enquanto isso, o governo, incompetente para controlar a situação, vai se fingindo de morto, tentando maquiar os fatos”, acrescentou.
TOLERÂNCIA ZERO – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), voltou a criticar no fim de semana a política econômica do governo de Dilma Rousseff e defendeu mais investimentos em infraestrutura. “Para nós, do PSDB, a tolerância com a inflação é zero”, disse. “O governo focou no consumo e se esqueceu de investir na oferta. O Brasil hoje tem muitas obras de infraestrutura paradas, e a intervenção (do Estado) criou muita insegurança jurídica.”
(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta