Só no papel
Wandenkolk classifica de “estelionato eleitoral” série de promessas não cumpridas pelo PT ao Pará
O deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) criticou a série de promessas não cumpridas pelo PT ao povo do Pará. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff esteve em março no estado, onde anunciou novos investimentos do governo federal. Na ocasião, a petista assinou a ordem para publicação do edital de licitação do derrocamento do Pedral do Lourenço, em Itupiranga (PA), obra que possibilitaria o funcionamento da Hidrovia Araguaia-Tocantins. O derrocamento é um procedimento para retirada de um conjunto de pedras, que se estende por quase 43 quilômetros ao longo do rio Tocantins.
O parlamentar afirmou que estava prevista para 8 de maio a abertura das propostas das empresas interessadas em realizar a obra. “Conversa fiada! Disseram que era dia 8 de maio, mas não disseram de que ano”, criticou Wandenkolk em discurso no plenário da Câmara. “Marcaram para o dia 30, e isso é conversa fiada novamente, porque, lá no edital, não se fala em hidrovia. Fala-se simplesmente em estudos, projetos e licenciamento ambiental. A hidrovia não consta ainda desse processo”, acrescentou o tucano.
Outro compromisso não cumprido pelo governo, destacou o deputado, é a implantação da siderúrgica Alpa – Aços Laminados do Pará. Em 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no estado, acompanhado da então ministra Dilma Rousseff, e firmou um termo de compromisso em que foram definidas as responsabilidades do governo federal, do governo do estado, da prefeitura municipal de Marabá (PA) e da mineradora Vale no empreendimento, que deveria entrar em operação no ano passado.
O acordo, no entanto, não saiu do papel. E o sonho de fazer da cidade de Marabá o polo metal mecânico do sul e sudeste do Pará acabou frustrando a população que apostava no desenvolvimento econômico e social da região. “Piada! Mentira! Essa é a mentira mais deslavada, um estelionato eleitoral. Isso foi dito só para se ganhar as eleições”, reprovou Wandenkolk.
BAUXITA E ALUMÍNIO – O tucano anunciou que será liberada nesta sexta-feira (23) a licença de implantação do Alumina Rondon, projeto da Votorantim Metais que envolve uma mina de bauxita e uma refinaria de alumínio no município de Rondon do Pará, no sudeste do estado. Com investimento estimado em R$ 6,6 bilhões, o empreendimento deve gerar mais de 6 mil postos de trabalho na fase de implantação e 1,6 mil quando for iniciada a etapa de produção, entre empregados próprios e contratados.
(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta