Saque do PIS
Governo Dilma patrocina maldade com trabalhador assalariado, critica Domingos Sávio
Em pronunciamento, o deputado Domingos Sávio (MG) expressou preocupação com o fato do governo federal tentar prejudicar o trabalhador brasileiro ao não incentivar o cidadão a sacar o abono salarial (PIS). “Está se promovendo uma maldade com o trabalhador assalariado, aquele que ganha até dois salários mínimos”, reprovou da tribuna.
Reportagem veiculada pelo jornal “O Globo” revelou que o governo encontra dificuldade para cumprir a meta do superávit do ano e tentará fazer caixa com dinheiro destinado aos trabalhadores mais pobres, que recebem até dois salários mínimos. O prazo para a retirada do dinheiro do PIS vai até 30 de junho. É regra fazer campanhas publicitárias para alertar as pessoas a procurarem as agências bancárias e sacar o direto dentro do prazo. Mas este ano, por ordem do Ministério da Fazenda, essas campanhas foram suspensas com o objetivo de manter os recursos para somar ao superávit primário, economia que o governo faz para o pagamento dos juros da dívida.
Para o tucano, que é líder da Minoria, essa decisão é equivocada e lesa os trabalhadores brasileiros. “Não podemos nos calar em relação a isso. É um completo descaso e absurdo essa decisão do ministro da Fazenda”, alegou.
A reportagem traz ainda os números que enchem os olhos do governo: de acordo com o Ministério do Trabalho, há R$ 1,32 bilhão que não foram resgatadas por cerca de 1,8 milhão de brasileiros – volume referente ao pagamento de 2013. O cronograma deste ano ainda não está definido, e o Ministério da Fazenda faz pressão para que os pagamentos sejam atrasados.
O tucano fez uma alerta aos que defendem os trabalhadores, dizendo que não se pode deixar isso cair no esquecimento. “Eu quero lembrar aos parlamentares da base do governo e aos ligados ao ministro do Trabalho para não deixarem que se cometa essa maldade”, cobrou.
(Reportagem: Paulo Simões/Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta