Pacto federativo


Gomes de Matos cobra cumprimento de promessas da União para estados e municípios

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) reforçou em discurso nesta quinta-feira (22) a importância de um pacto federativo forte. “Há um desconforto da população no que se refere à centralização de tudo pela14237078181_09c71b0f9f_h União”, explicou. Esse pacto é um acordo firmado entre União e estados, estabelecendo funções, direitos e deveres de cada órgão da federação.

Para o tucano, a Marcha dos Prefeitos, realizada entre os dias 12 e 15 de maio, foi franca ao tratar de questões como pactuações feitas e não realizadas, citando exemplo de pré-escolas e creches. “No Nordeste, do que foi assinado e pactuado, apenas 3% foi concluído. É preciso esclarecer os milhões de reais que foram para a empresa da Paraíba que ganhou licitação, mas ninguém a vê!”, argumenta.

Gomes de Matos ressalta que a única empresa vencedora de licitação para realizar obrar em todo o Nordeste não aparece no Ceará. “Ninguém consegue achar essa empresa. Então é um descaso com povo e as crianças”, disse. O tucano sugeriu o repasse do recurso diretamente para o governo local ou para a prefeitura.

O mesmo descaso é visto nos aeroportos regionais. Em 2010, foi anunciado que haveria vários terminais no interior do Ceará, mas nenhum saiu do papel. A presidente Dilma diz que os aeroportos estão prontos, mas não é essa a realidade vista pelos passageiros. “No Pinto Martins (CE) foi feito um puxadinho para receber os turistas. Passamos uma hora para pegar a bagagem. Isso é o que a presidente afirma estar pronto? Ela diz isso porque não precisa despachar a bagagem dela”.

(Reportagem: Paulo Simões/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *