Desserviço para o país


Depoimento de Cerveró na CPI do Senado é marcado pelo descaso da base governista

Criada pelos governistas para inviabilizar a apuração transparente e responsável da CPI Mista da Petrobras, que deve iniciar seus trabalhos na próxima semana, a comissão sobre a estatal no Senado sequer conta com aCPI - Petrobras - 2014 - CPIPETRO presença daqueles que forçaram a instalação dela.

Nesta quinta-feira (22), somente três senadores da base aliada à presidente Dilma Rousseff acompanharam o depoimento do ex-diretor da área internacional da companhia Nestor Cerveró sobre a aquisição da refinaria de Pasadena (EUA), que custou US$ 1,249 bilhão. Pivô da maior crise institucional da Petrobras, ele foi apontado como o responsável pela elaboração de um sumário executivo “falho” que balizou a decisão do Conselho de Administração da estatal pela compra da unidade.

Play

Para deputados do PSDB, a conduta dos governistas que comandam a comissão é um desserviço para o Brasil. “A CPI do Senado não está cumprindo seu papel investigativo nem esclarecedor. É uma CPI chapa branca que está sendo utilizada para vender à sociedade uma versão de que está tudo bem na Petrobras, quando na verdade não está”, reprovou o deputado Duarte Nogueira (SP).

O parlamentar destacou alguns dos dados negativos acumulados pela companhia. Entre eles, a dívida de quase R$ 270 bilhões e o baixo desempenho diante das concorrentes. “Deixou de ser a 12ª principal empresa de petróleo do mundo para ser a 121ª. É a empresa não financeira mais endividada do mundo. É a única petroleira do mundo que, ao elevarem o preço do petróleo, acumula mais prejuízo”, afirmou o tucano.

Ele chamou atenção ainda para a desvalorização dos papéis da estatal no mercado especulativo.  “O trabalhador que investiu seu dinheiro do Fundo de Garantia em ações da Petrobras tem, hoje, menos da metade do que aplicou.”

FAZ DE CONTA – O deputado Izalci (DF) salientou o comportamento hipócrita dos senadores aliados do PT durante a audiência com Cerveró.  “É brincadeira. Parece que os depoentes mandam antecipadamente as perguntas para os senadores”, disse o tucano em discurso no plenário da Câmara nesta quinta. “Alguns parlamentares querem convencer a população de que está tudo certo, maravilhoso e que a compra de Pasadena foi muito abaixo do mercado.”

Izalci disse que, com a instalação da CPI Mista na próxima semana, será possível conhecer a “quadrilha que atua na Petrobras”. “Essa sim não será chapa branca. Vamos passar a empresa a limpo”, declarou o tucano, que foi indicado pelo partido para o cargo de suplente no colegiado. O titular será Carlos Sampaio (SP).

DECISÃO COLETIVA – Em três horas de depoimento, Cerveró isentou Dilma Rousseff de qualquer responsabilidade sobre a operação que culminou na aquisição da refinaria, a exemplo do que afirmou, na terça-feira (20), o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.

 “Nem a presidente nem nenhum conselheiro é o responsável unitário. Foi um acerto coletivo, colegiado, como é toda decisão da diretoria executiva e do conselho. Na há um responsável”, disse o ex-diretor.

 Assim também como Gabrielli, o ex-diretor declarou que Pasadena custou barato aos cofres da Petrobras e que a operação foi motivo de “orgulho” para ele.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
22 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *