Lados opostos


PSDB define integrantes da comissão do metrô; PT enrola para indicar membros da CPMI da Petrobras

O PSDB deu, na noite de terça-feira (20), durante sessão do Congresso, mais uma prova que age diferente ds PT. Logo após o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) abrir o prazo para receber indicações à CPI Mista do cartel de trens e do metrô de SP e DF, instalada a pedido do PT e governistas, o líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), anunciou os representantes do PSDB nessas investigações. Serão os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP), como titular, e Bruno Araújo (PE) no posto de suplente. Enquanto isso, o partido da presidente Dilma enrola o quanto pode para indicar seus membros da CPMI da Petrobras. 

“A indicação do meu nome é o sinal de que o PSDB não compactua com os atrasos nas investigações”, afirmou Mendes Thame. “Não queremos politizar as questões. Queremos descobrir tecnicamente o que houve de desvio de recursos públicos e de agressão ao erário”, acrescentou o parlamentar.

Play

 A disposição dos tucanos em colaborar com qualquer apuração diverge das manobras dos governistas, especialmente do PT. Para forçar o adiamento do início da CPMI da Petrobras, os petistas se recusaram a indicar seus representantes. Diante da resistência, Calheiros anunciou que somente na próxima semana vai designar os integrantes que faltam.   

 “A postura do PT se configura como desrespeito à população brasileira, que quer ver a CPMI instalada. Esse partido, que no passado tanto clamava pela ética, hoje procura esconder denúncias gravíssimas contra a principal estatal do país”, criticou Imbassahy na ocasião.

MOBILIZAÇÃO – Com o objetivo de estimular os brasileiros a pressionarem a base aliada a fazer suas indicações para a comissão mista sobre a estatal, a oposição mantém o site em defesa do início imediato das investigações da CPI Mista da Petrobras (http://www.cpmidapetrobrasja.com/).

 Na página é possível saber quais são os parlamentares que integrarão a comissão e ver a lista dos partidos que ainda não apresentaram suas indicações: até o momento o PT da Câmara, além do PT, PMDB, PP e PDT do Senado.

Representarão o PSDB os deputados Carlos Sampaio (SP), como titular, e Izalci (DF), na posição de suplente, além dos senadores Alvaro Dias (PR), titular, e Rubens Figueiró (MS), suplente. A definição foi feita há vários dias. 

No Senado, os aliados da presidente Dilma Rousseff também agem para blindar o Palácio do Planalto e protagonizam cenas constrangedoras na comissão que investiga a Petrobras.

Em mais de três horas de depoimento, na manhã de terça, o ex-presidente da companhia José Sérgio Gabrielli respondeu um pouco mais de 200 perguntas sem ser incomodado por qualquer réplica dos governistas que dominam a comissão. Num gesto de boa vontade, o ex-dirigente isentou a presidente de qualquer responsabilidade sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA) e atacou a oposição.

Nesta quinta-feira (22), o ex-diretor da Área Internacional da estatal Nestor Cerveró presta depoimento à CPI da Petrobras do Senado, a partir das 10h15.

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
21 maio, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Lados opostos”

  1. Antônio Carlos de Araújo disse:

    Enquanto isto…

    Vou enviar de presente ao apedeuta Renan Calheiros um vidro de óleo de peroba, para ele manter bem lustrada a sua cara de pau, um sujeito dissimulado que sempre está do lado, do qual o poder está e nunca cai do seu trono, que ainda insiste em fazer o jogo deste governo imundo e corrupto.

    Veja esta de ontem à noite:

    Acaba de ser divulgado no site do jornal “O Globo”. Ofício da PF à Justiça Federal do Paraná, informa que há uma “ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA” na Petrobras, que desviou dinheiro publico para o exterior cujo objetivo foi abastecer contas de corruptos envolvidos na compra de Pasadena, entre eles, certamente deve estar o Sr. Paulo Roberto Costa, que acaba de ser solto pelo Sr. Teori Zavascki, ministro amiguinho dos petralhas.
    Aí está explicado a razão desta turma dos Petistas e PMDBistas tentar evitar a todo custo a instalação da CPMI. Será que o Sr. Renan Calheiros ainda terá a cara de pau de tentar evitar esta CPMI?

    Antonio Carlos de Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *