Economia instável


Vaz de Lima cobra da Previdência desempenho das contas e perspectivas para 2014

A Comissão de Finanças e Tributação discutirá com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, o desempenho do setor nos últimos cinco anos e as perspectivas para 2014. Para o deputado Vaz de Lima (SP), 7262846602_e31c2a93f5_bautor do pedido, a cada dia aumenta a preocupação com o resultado da economia brasileira neste ano.

O Banco Central já admite que o Produto Interno Bruto (PIB) não deve ficar longe do verificado em 2013, de 2,3%. Enquanto isso, a taxa básica de juros já alcança os 10,75% e a inflação se mostra resistente aos remédios aplicados.

“Como se não bastasse, o que temos visto é uma divergência entre as autoridades governamentais em torno de números muito expressivos. A previdência social é assunto sério demais para a sociedade assistir, passivamente, a embates e desentendimentos entre ministros que envolvem a sustentabilidade atual e futura do regime geral”, afirma o tucano no documento.

Atualmente, a Previdência Social paga cerca de 31,2 milhões de benefícios ao mês em todo o país. Entre 2003 e 2013 houve aumento de 38,4% na quantidade de benefícios previdenciários. O déficit das contas chegou a ser estimado em R$ 50 bilhões, sendo depois desmentido e reduzido para R$ 40 bilhões.

(Da Redação)

Compartilhe:
21 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *