Reconhecimento


Agentes de saúde agradecem empenho de Gomes de Matos em defesa da aprovação de piso salarial 

Tucano em uma das inúmeras reuniões com agentes visando a aprovação do piso; empenho é reconhecido pelos profissionais de todo o país.

Tucano em uma das inúmeras reuniões com agentes visando a aprovação do piso; empenho é reconhecido pelos profissionais de todo o país.

A Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) agradeceu ao deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) pelo apoio e pela estrutura  fornecida pelo parlamentar em prol da aprovação da regulamentação do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.  Anúncio publicado no domingo (18) nos jornais “O Povo” e “Diário do Nordeste” destaca que o tucano foi “essencial para a aprovação da lei que valoriza os agentes que atendem em todo o país mais de 125 milhões de pessoas”. O texto é assinado pela presidente da CONACS, Ruth Brilhante.

O parlamentar do PSDB é autor de emenda à Constituição que estabelece o piso. Em mais um gesto de parceria e de admiração por esses profissionais, o deputado apresentou semana passada projeto de lei que institui o 9 de julho como o Dia Nacional do Agente de Combate às Endemias. “Estaremos, com isso, reconhecendo o valor destes profissionais que são essenciais na execução das ações básicas de saúde”, avaliou. 

Matos avalia que o agente de combate às endemias presta serviço de grande relevância à saúde pública, tendo como atribuição desenvolver as atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças. “Eles são profissionais fundamentais para a atenção básica de saúde das famílias, contribuindo para a promoção da integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental”, ressalta.

O tucano elogiou o serviço de ‘formiga’ que os agentes desenvolvem no combate diário e estatístico de doenças como a dengue, a malária e de chagas. “Esse profissional possui habilidades e competências para fazer um levantamento dos ambientes propícios para a presença e desenvolvimento de doenças, além de estabelecer ações para identificar problemas vindos do mau uso de determinado local”.

O dia 9 de julho foi escolhido para homenagear também o nascimento do médio sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro Carlos Chagas. Sua vida foi dedicada ao estudo de doenças tropicais, descobrindo o causador da malária e também o transmissor da doença de Chagas. O médico também foi diretor do Instituto Oswaldo Cruz, estreitando a relação entre pesquisa, ensino e fabricação de produtos medicinais e veterinários.

(Reportagem: Paulo Simões/Foto: Alexssandro Loyola) 

Compartilhe:
20 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *