Programa desorganizado


Izalci quer esclarecimento do MEC sobre volta antecipada de estudantes do Ciência Sem Fronteiras

O deputado Izalci (DF) pediu esclarecimentos ao ministro da Educação, José Henrique Paim, sobre o retorno de bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) ao Brasil. Segundo a Coordenação de 11438282323_4b4fbf7c2f_bAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão das bolsas, pelo menos 110 estudantes terão que retornar do Canadá e da Austrália por não terem conseguido proficiência em inglês.

No requerimento, o deputado pede cópias da relação dos bolsistas que devem voltar e os motivos do retorno; do inteiro teor das regras gerais, critérios e prazos para o domínio da língua estrangeira; os gastos totais com esses bolsistas; e o inteiro teor da sindicância interna do MEC para investigar possíveis causas e consequências e os responsáveis por esses problemas.

Matéria da “Folha de S.Paulo” explica que os alunos foram selecionados para cursar um período da graduação em uma universidade de Portugal, mas o edital foi cancelado e eles foram transferidos para Canadá e Austrália. A falta de fluência de inglês prejudicou o ingresso direto em uma universidade, e por isso, foi estabelecido que eles fariam um curso de inglês, até janeiro deste ano, quando realizariam os testes. Os que não conseguissem a nota necessária continuariam o curso e fariam um novo teste. Os que não passaram na primeira avaliação tiveram a bolsa cortada e receberam ordem de voltar ao país. “Os bolsistas reclamam que os cronogramas e o contrato não foram respeitados”, afirmou o parlamentar.

Ainda de acordo com a publicação, o Capes atrasou por quase um mês o pagamento da bolsa e ainda deu ordens para que os estudantes controlassem comida. Com base nisso, o deputado pediu também que o ministro esclareça se houve mesmo ordem de racionalizar despesas e se os atrasos no pagamento da bolsa são procedentes. 

Izalci também quer que o ministro apresente medidas estudadas para aprimorar o programa. O requerimento aguarda parecer do relator na Mesa Diretora, o deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP).

(Reportagem: Paulo Simões/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
19 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *