Raio-x


Líder da Minoria pede ao Ministério do Planejamento detalhes sobre cada obra do PAC

domingos savioO líder da Minoria na Câmara, deputado Domingos Sávio (MG), apresentou requerimento ao Ministério do Planejamento no qual pede informações sobre os empreendimentos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). O tucano quer que a pasta explique em detalhes a situação de cada ação do programa, já que existem normas específicas que determinam o acompanhamento e fiscalização do PAC, considerado prioritário pelo governo federal.

O parlamentar quer receber uma lista completa, por exercício financeiro e abrangendo o período de 2007 a 2014, dos empreendimentos cadastrados no Sistema de Monitoramento do PAC – SISPAC – com os seguintes dados relativos a cada empreendimento:  

Marcação com o identificador PAC 1, PAC 2 ou PAC 1 e 2; setor;  unidade orçamentária; código do empreendimento no SISPAC; descrição; data de início das obras e/ou serviços; estágio de execução (concluído, em execução, paralisado, etc.); classificação funcional-programática; percentual de execução física realizada;  produto;  unidade de medida; meta física; custo total do empreendimento; dotação inicial; dotação atual; autorização de empenho; empenhado; liquidado; pago; restos a pagar processado inscrito; restos a pagar não processado inscrito; restos a pagar não-processado reinscrito ou restos a pagar não-processado Inscrito em anos anteriores ao ano anterior; restos a pagar cancelado; restos a pagar processado pago; e restos a pagar não-processado pago.

Para devido acompanhamento das obras e fiscalização, como é prerrogativa do Congresso, o deputado explica que é necessário que os parlamentares tenham acesso a tais dados. O requerimento aguarda o parecer da Mesa Diretora da Câmara antes de ser encaminhado ao ministério. De acordo com levantamento da Assessoria Técnica da Liderança do PSDB na Câmara, 27,2% dos recursos do 1º ano do PAC (2007) ainda não foram efetivamente pagos. Os restos a pagar têm se acumulado ao longo dos anos. Dos recursos destinados para este ano, só 3,4% foram executados.

(Reportagem: Djan Moreno/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *