Haja obra inacabada!


Nilson Leitão endossa críticas do presidente do TCU à falta de planejamento para a Copa

nilsonÉ generalizada a constatação de que as obras para Copa ficaram aquém do esperado pela população e muito distante do prometido pelo governo do PT nos últimos anos. Nessa quinta-feira (16) o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, fez duras críticas à organização do evento e alertou para grande quantidade de obras inacabadas, reprovou a falta de planejamento e disse que a cultura do “jeitinho” mais uma vez prevaleceu.  Para ele, o Brasil vai passar vergonha durante o mundial. A presidente Dilma, por sua vez, finalmente admitiu que nem todas as obras de infraestrutura estarão prontas.

Para o deputado Nilson Leitão (MT), o TCU tem razão em fazer as críticas. “O governo ficou de 2007 até agora sem conseguir fazer com eficiência nenhuma obra . Não executou licitação como deveria e teve que aprovar lei no Congresso para dispensá-las, por meio do RDC”, lembrou o tucano ao se referir ao polêmico Regime Diferenciado de Contratações. 

Play

Nardes disse que “boa parte das cidades” da Copa não vai conseguir receber bem os torcedores. Ele chegou a declarar que Cuiabá “parece uma praça de guerra” em razão das obras inconclusas às vésperas da abertura do Mundial. De acordo com ele o tribunal está vigilante para que o país não passe nas Olimpíada de 2016 a mesma vergonha que passará com a Copa em algumas cidades ainda não preparadas.

O deputado do PSDB concorda com o ministro e afirma que a capital de seu estado é exemplo nítido de como houve ineficiência por parte do governo federal para tocar as obras. “Agora vamos viver um caos. Cuiabá é exemplo disso. O aeroporto é uma piada, considerado o pior do Brasil. O estádio, que tinha previsão de gasto de R$ 400 milhões, já está consumindo R$ 1 bilhão e não está terminado. Vai ter uma beleza maravilhosa, mas o que se gastou de dinheiro é algo absurdo”, criticou.

Mas Cuiabá não é caso isolado. Nenhum dos oito aeroportos que tem obras sob responsabilidade da Infraero ficaram prontos até o evento, que começa a menos de um mês. “O ministro do TCU está coberto de razão: é superfaturamento, sobrepreço, obra mal acabada e sem qualidade. É o que vai sobrar de legado. Fora isso, o Brasil ainda vai pagar a herança por uns 30 anos de uma Copa na qual o dinheiro foi desviado, corrompido, e na qual fizeram e usaram sem nenhum zelo aquilo que é publico”, apontou Leitão. “Esse é o jeitinho petista de governar: enganando, mentindo e fazendo propaganda para dizer que está tudo bem”, completou.

Grande entusiasta da realização a Copa no Brasil e responsável por anunciar as principais obras para o evento, o ex-presidente Lula, ao invés de pedir desculpas pelo abismo entre o que prometeu em seu governo e o que foi feito, usou sua coluna no site do espanhol “El País” para dizer que o Mundial virou “objeto de feroz luta política eleitoral”.

(Reportagem: Djan Moreno / Foto: / Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
16 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *