Vergonha


Ineficiência do governo Dilma impediu conclusão das obras nos aeroportos até a Copa 

Nesta semana, reportagem da TV Globo denunciou o atraso nas obras do aeroporto do Galeão, um dos principais do país.

Nesta semana, reportagem da TV Globo denunciou o atraso nas obras do aeroporto do Galeão, um dos principais do país.

Deputados do PSDB demonstraram nesta quinta-feira (15) preocupação com o estágio de importantes obras Brasil afora a menos de um mês do início da Copa do Mundo de Futebol. As melhorias e ampliações nos aeroportos estão entre as principais demonstrações de que o governo federal não conseguiu cumprir com seus compromissos, potencializando transtornos durante o evento. Nenhum dos oito terminais que têm obras sob responsabilidade da Infraero ficarão prontos antes do mundial.

“Torço para o Brasil dentro de campo, mas fora dele, nós já perdemos, pois o governo teve desde 2007 para planejar e tomar todas as providências. Mas, por inapetência e incompetência deixou tudo por fazer e agora não vai fazer as entregas necessárias”, lamentou o deputado César Colnago (ES).

Play

Levantamento feito pelo jornal “Folha de São Paulo” com base na “matriz de responsabilidades”, documento no qual o Brasil lista o que pretende fazer para a Copa, e em informações da própria Infraero mostra que os atrasos mais graves estão nos aeroportos de Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba. Mas Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Cuiabá e Galeão (Rio de Janeiro) também não estarão prontos até o mundial.

colnagoPara Colnago, isso mostra claramente o quanto o governo do PT é capaz de anunciar demais, mas não fazer nada, colocando o país à beira de um vexame. “É muita irresponsabilidade e falta de planejamento. Com isso, a imagem do Brasil, que poderia ser muito positiva e dar demonstração de nação e governo eficiente, poderá ser exatamente ao contrário”, alertou.

Para Luiz Fernando Machado (SP), quem pagará por toda essa morosidade será a própria sociedade, sem contar o desconforto para os milhares de turistas estrangeiros que visitarão a “cidade maravilhosa”. “Quando a Infraero não consegue entregar dentro do prazo aquilo que havia sido firmado em compromisso, o prejuízo é para o próprio cidadão”, aponta o parlamentar.

Apesar de os aeroportos serem uma dais maiores preocupação desde o que Brasil foi anunciado como sede da Copa, em 2007, o governo petista protelou as obras. No Rio Grande do Sul e no Paraná, as intervenções que deveriam ser para a Copa só ficarão prontas em 2016, ano da Olimpíada no Rio. No Galeão, a reforma inacabada faz os passageiros enfrentarem esteiras enguiçadas, elevadores que não funcionam e uma série de outros problemas que o governo parece ignorar. Em entrevista, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que o terminal está pronto. Difícil saber a qual terminal ele se referia, pois só metade das obras do terminal 1 estão prontas. No terminal 2, o percentual não é de 67%.

lfm

Na avaliação de Machado, a ineficiência da Infraero é exemplo de como os petistas administram o Brasil. “O governo gerencia essa empresa como faz com o restante do país: sem planejamento e sem racionalidade, equilíbrio e eficiência”, alertou. O tucano teme os resultados dessa ineficiência gerencial. “Como brasileiro não quero que o país passe vergonha, mas realmente a consequência de uma falta de organização e de planejamento poderá ser muito danosa”, lamentou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: reprodução da TV e Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo) 

Compartilhe:
15 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *