Serviços insuficientes


Em sessão solene, líder da Minoria defende mais recursos para Saúde e melhor assistência ao trabalhador

Comemorado em 1º de maio, Dia do Trabalhador foi lembrado em sessão solene nesta quinta-feira.

Comemorado em 1º de maio, Dia do Trabalhador foi lembrado em sessão solene nesta quinta-feira.

O líder da Minoria, deputado Domingos Savio (DF), cobrou mais atenção à saúde dos trabalhadores brasileiros e chamou atenção para omissão do governo com a situação precária do Sistema Único de Saúde.  O alerta foi feito pelo tucano durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (15) em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. Para ele, os impostos pagos pelos trabalhadores não têm sido revertidos em serviços de qualidade e a saúde pública é exemplo disso.

“O reconhecimento aos trabalhadores precisa ser feito. Porém, além das homenagens, temos que fazer a autocrítica de como o Estado brasileiro está se posicionando em relação ao trabalhador. Temos uma carga tributária que está entre as maiores do mundo e obviamente ela tem que voltar para o seu protagonista, o trabalhador, em forma de serviço. Mas quando nos deparamos com um acidente de trabalho, ou qualquer outra fragilidade humana, nos deparamos com a  tragédia que é a saúde no Brasil”, lamentou.

O deputado afirmou que milhões de trabalhadores ficam incapacitados ou perdem a vida porque não têm um atendimento adequado. Sávio afirma que uma omissão com os trabalhadores e todos os cidadãos por parte do governo federal, pois estados e municípios já têm estabelecidos um percentual de seus recursos a serem aplicados na Saúde e já o executam, mas o Planalto não tem permitido o Congresso aprove a proposta que destina 10% dos recursos da União para a área.

“Com isso, são justamente os mais pobres que diante de uma saúde fragilizada sofrem nas filas do SUS. Fica a nossa autocrítica por que temos um projeto de lei, que possui cerca de 2 milhões de assinaturas favoráveis a ele, mas não entra em pauta”, cobrou.

Já o deputado Izalci (DF) fez um apelo para que os parlamentares se unam para que o Congresso aprove a regulamentação da emenda dos empregados domésticos, que garante direitos trabalhistas a esses profissionais, e cobrou uma solução para trabalhadores  comissionados que exercem suas funções durante anos sem ter garantidos os mesmos direitos que os demais trabalhadores.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Zeca Ribeiro – Câmara dos Deputados/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
15 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *