Diplomacia


Comissão de Relações Exteriores recebe deputados dos EUA e livre comércio entra na agenda bilateral

Parlamentares norte-americanos acompanham pronunciamento do presidente da Comissão de Relações Exteriores, Eduardo Barbosa.

Parlamentares norte-americanos acompanham pronunciamento do presidente da Comissão de Relações Exteriores, Eduardo Barbosa.

Presidida pelo PSDB, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) recebeu nesta quarta-feira (14) os deputados norte-americanos Aaron Schock (Republicano-Illinois), Robin Kelly (Democrata-Illinois), Patrick Meehan (Republicano-Pensilvânia) e Jason Smith (Republicano-Missouri), que defenderam a assinatura de um acordo de livre comércio entre os dois países.

Participaram do encontro os deputados Eduardo Barbosa (MG), presidente da CREDN, Duarte Nogueira (SP), Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Luiz Carlos Hauly (PR), Hugo Napoleão (PSD-PI) e Augusto Coutinho (SD-PE), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. A embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, também prestigiou a reunião e destacou a importância das relações bilaterais. Ela confirmou a visita do vice-presidente Joe Biden ao Brasil em junho. Após assistir à partida entre Estados Unidos e Gana em Natal (RN), Biden terá reunião com a presidente Dilma Rousseff em Brasília.

Sobre a proposta de um acordo de livre comércio entre Brasil e Estados Unidos, Eduardo Barbosa afirmou que “o Brasil está em outro nível de amadurecimento para tratar de um tema como este e poderia ter ampliado suas relações com os Estados Unidos se não tivesse feito uma opção ideológica pelo Mercosul”.

Na sua avaliação, o país não pode ficar de fora do Sistema Geral de Preferências nem do Visa Waiver que permite viagens de até 90 dias sem a necessidade de visto. “Além disso, o Brasil deve trabalhar para ser incluído no Global Entry, que facilita a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de países de ‘baixo risco’, e o Brasil não representa risco para eles. Pelo contrário, temos muito mais em comum do que divergências”, explicou.

Eduardo Barbosa lembrou ainda que a maior comunidade de brasileiros residentes no exterior está nos Estados Unidos. São quase 1,1 milhão de pessoas. De acordo com a AMCHAM, 93% das cerca de cinco mil empresas que fazem parte da Câmara Americana de Comércio são favoráveis a um acordo de livre comércio entre os dois países.

 O encontro foi organizado pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) com o apoio da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex) e integra o Programa Mutual Educational and Cultural Exchange Act (MUTUAL 2014), um programa do governo dos Estados Unidos instituído em 1961 com o objetivo de viabilizar visitas de parlamentares e funcionários do Congresso norte-americano.

(Da assessoria da Comissão de Relações Exteriores/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 maio, 2014 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *