30 horas semanais


No Dia do Enfermeiro, Izalci homenageia profissionais e cobra regulamentação da jornada de trabalho

Profissionais vieram de todo o país para Brasília para cobrar mais uma vez a votação da proposta que define a jornada de 30 horas semanais.

Profissionais vieram de todo o país para participar da sessão solene e cobrar a votação da proposta que define a jornada de 30 horas semanais.

Representando o PSDB., o deputado Izalci (DF) participou nesta segunda-feira (12) da sessão solene em homenagem ao Dia do Enfermeiro, comemorado hoje.  Em seu pronunciamento, o tucano destacou a importância do trabalho desses profissionais. “Por causa da boa formação, os enfermeiros estão aptos a realizar práticas complexas no campo da prevenção e do tratamento. Sempre protegendo, ajudando, informando e suavizando a dor e o sofrimento”, apontou da tribuna.

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, também se comemora a Semana da Enfermagem. De acordo com  atlas de 2011 produzido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofem), são cerca de 1,5 milhão de profissionais que esperam pela aprovação do projeto de lei nº 2.295/2000. Umas das principais bandeiras da categoria, o PL regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O tucano lembrou da importância do projeto. “A proposta está pronta para vir a Plenário e devemos apreciá-la o quanto antes para que se faça justiça a esses profissionais”, defendeu.

Izalci avaliou que os enfermeiros atuam em um ambiente de descaso e pouca valorização dada pelo governo a esta profissão. Além disso, as condições de trabalho são precárias. “Sabemos o quanto é difícil trabalhar em hospitais públicos e ter que conviver com a falta de segurança e também a ausência absoluta de equipamentos essenciais como esparadrapo, leito, bisturi, além de pessoal e vagas para consultas, exames e internações”, apontou.

Ainda de acordo com o tucano, o PSDB expressa apreço e gratidão aos enfermeiros, mas também manifesta preocupação com as condições de trabalho desses profissionais. “O Brasil precisa mudar o quadro da saúde pública, que está combalida e falida”, concluiu.

O dia 12 de maio é comemorado mundialmente em homenagem a Florence Nightingale, que foi um marco na enfermagem moderna do mundo. A profissão tem origem milenar e remete à época em que enfermeiro era o sinônimo de quem protegia, cuidava e nutria pessoas com qualquer tipo de doença.

(Reportagem: Paulo Simões/Foto: Zeca Ribeiro -Câmara dos Deputados)

 

Compartilhe:
12 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *