Desrespeito aos direitos humanos


Presidida pelo PSDB, Comissão de Relações Exteriores promove audiência sobre crise política venezuelana

Eduardo Barbosa e estudantes venezuelanos: crise política continua no país vizinho.

Eduardo Barbosa e estudantes venezuelanos: defesa da democracia e da liberdade de expressão e de manifestação.

A crise política venezuelana será tema de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) nesta quarta-feira (14) com as presenças da ex-deputada María Corina Machado, do presidente da Comissão Permanente de Política Exterior, Soberania e Integração da Assembleia Nacional da Venezuela, deputado Leomagno Flores, da jornalista Vanessa Silva, do Canal Globovisión, e dos professores Igor Fuser e Gilberto Maringoni, da Universidade Federal do ABC, em São Paulo.

“Desde o início do ano temos acompanhado a evolução da crise política e institucional na Venezuela, e todos os seus desdobramentos, inclusive no âmbito da Unasul com o grupo de chanceleres que atuam como facilitadores do diálogo entre o governo e a oposição. Nesta oportunidade, vamos poder saber em detalhes qual tem sido o papel exercido pelo Brasil no contexto da crise”, explicou o presidente da CREDN, Eduardo Barbosa (MG), que pediu a audiência.

Denúncias – Na última quarta-feira (7) a comissão recebeu três estudantes venezuelanos que vieram ao Brasil para denunciar a situação de violência e desrespeito aos direitos humanos naquele país. Gabriel Lugo, Eusebio Costa e Vicente D’Arago afirmaram que há uma sistemática violação dos direitos humanos por parte do governo do presidente Nicolas Maduro. Eles reclamaram ainda que armas fabricadas no Brasil estão sendo utilizadas na repressão aos protestos na Venezuela.

“Existe o sentimento claro dessa comissão de estar acompanhando o que acontece na Venezuela porque a nossa luta é pela garantia permanente da liberdade. Entendemos que a democracia não se concentra apenas no processo eleitoral, mas reflete a democracia, sobretudo a livre expressão, a capacidade de organização da sociedade e que essa organização esteja em todas as esferas de poder”, destacou Barbosa.

(Da assessoria da comissão/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *