Demora que custou vidas


Abi-Ackel condena descaso dos governos petistas com “rodovia da morte” em MG 

Ao longo dos últimos anos, deputado do PSDB mineiro chamou   por diversas vezes a atenção do governo federal.

Ao longo dos últimos anos, deputado do PSDB mineiro chamou por diversas vezes a atenção do governo federal para os perigos da BR-381.

O deputado Paulo Abi-Ackel (MG) criticou nesta segunda-feira (12) o descaso do governo petista com a BR-381, umas das principais rodovias que cortam Minas Gerais. A duplicação da pista, prometida há anos pela gestão petista, nunca saiu do papel, contribuindo decisivamente para centenas de acidentes com feridos e mortes. Só agora, com a proximidade das eleições, é que a presidente Dilma finalmente resolveu assinar a ordem de serviço para o início das obras na chamada “rodovia da morte”.  

Horas antes da chegada da petista em Ipatinga (MG), um grupo de manifestantes bloqueou hoje a estrada na altura de Nova Era após um caminhão tanque explodir na pista. Os moradores da região estão insatisfeitos há anos como os inúmeros problemas e condições de insegurança na BR.

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 “Essa questão da rodovia 381 é uma novela que se arrasta desde os primeiros dias do governo Lula. O governo ficou com os procedimentos paralisados durante uma década, o que mostra a incapacidade deles para resolver problemas”, apontou o deputado. De acordo com o tucano, a demora para fazer licitações ocorreu principalmente porque o Planalto não decidia se concedia a rodovia à iniciativa privada ou se fazia as obras primeiro. “Na dúvida, nunca fez nada”, lamentou.

Em 2013, durante visita ao estado, a presidente Dilma prometeu que até o final daquele ano as máquinas estariam na pista trabalhando. Mas o ano acabou, 2014 já chega à metade e só agora, poucos meses antes de concorrer a reeleição ao Planalto, a petista voltou a região para liberar as obras. “A presidente agora tenta tirar proveito eleitoral dessa obra que é fundamental para a economia do país e o transporte das pessoas”, disse o parlamentar do PSDB. Abi-Ackel lembra que nos últimos anos dezenas de acidentes se tornaram marca registrada da BR-381.

Duplicação parcial –  O parlamentar mineiro criticou ainda a redução da extensão do trecho que seria duplicado, como admitiu recentemente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit).

Ao contrário do que havia prometido inicialmente o governo federal, de um total de 305 quilômetros de estrada entre Belo Horizonte e Governador Valadares, 90 não receberão mais a duplicação, mas apenas melhorias, como a construção a terceira faixa.  “Muitos quilômetros continuarão no mesmo estado deplorável. A BR é apelidada de rodovia da morte devido à elevada quantidade de acidentes. Considero isso lastimável, pois a duplicação já deveria ter sido feita há muitos anos”, disse.

O deputado afirmou ainda que os problemas na rodovia se agravaram há mais de dez anos, quando houve um aumento expressivo do tráfego de veículos. Durante o governo Lula, o ex-presidente prometeu inúmeras vezes dar inicio à duplicação. Dilma repetiu o falatório, mas só agora surgem os primeiros sinais de que as obras de fato acontecerão. “É algo que está sendo feito com muito atraso. Foi muito tempo perdido, até porque os projetos estavam prontos há bastante tempo”, reforçou.

Para Abi-Ackel, o tratamento dado à BR-381 é uma pequena demonstração de como o governo do PT trata aquilo que deveria ser prioritário. “Com os recursos investidos em Cuba, a presidente Dilma poderia ter feito a duplicação de várias rodovias como essa e poupado centenas de vidas. Muitas famílias não teriam sido ceifadas em acidentes de ônibus e carretas”, lamentou.

Números macabros

10.360
acidentes ocorreram na BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares somente entre 2010 e 2013, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

551
pessoas perderam a vida apenas no trecho norte da estrada neste mesmo período. Outras 7.199 ficaram feridas

 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

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12 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

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