Bla bla bla petista


Nota Oficial do PSDB-MG: mais mentiras de Dilma nas obras da BR 381

pestana2A presidente Dilma Rousseff deu hoje (12/05/2014), em Ipatinga, mais uma demonstração de que governa o Brasil de costas para Minas. Já em plena campanha eleitoral antecipada para sua própria reeleição, ela veio anunciar o começo da duplicação da BR 381, conhecida como Rodovia da Morte pela enorme quantidade de acidentes fatais ali registrados ao longo dos anos.

Essa obra já devia estar pronta para ser entregue à população, uma vez que vem sendo prometida pelo PT desde 2003. O compromisso de fazer a duplicação foi reiterado por Dilma em sua campanha eleitoral de 2010, mas ficou só na promessa – na verdade, se tudo der certo, a obra só ficará pronta no próximo governo, quem sabe lá para 2016 ou 2017. Hoje, a presidente se referiu também ao metrô e ao Anel Rodoviário de Belo Horizonte, duas obras nas quais as repetidas e antigas promessas do governo federal do PT até hoje deram em nada em matéria de resultado.
 
Em mais uma visita para enrolar os mineiros, a presidente da República deixou atrás de si um rastro de decepção sobre a BR 381. Vejamos quais são os principais problemas, a seguir.
 
Os 6 grandes problemas com as obras da BR 381
 
1. Duplicação muito menor do que o prometido
 
No trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, a duplicação da BR 381 será muito menor do que foi prometido. Levantamento feito com base no resultado das licitações mostra que apenas 169 km, ou seja, 37% do total de quilômetros prometidos estão efetivamente programados para receber a duplicação.
 
Acompanhe os números na tabela ao fim. A BR 381 tem 920 km em Minas. Destes, 467 km tiveram duplicação no período 1994-2002, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Do restante, 453 km foram prometidos para duplicação pelo governo federal a partir de 2003. Mas até hoje, 11 anos depois, nada foi feito.Agora, às vésperasdas eleições, a presidente vem a Minas e finge estar iniciando uma grande obra que, na verdade, não vai ocorrer.Em nada menos que 285 km não haverá duplicação, ou seja, em 63% da extensão prometida. Isso equivale a dizer que de cada 10 km prometidos por Dilma, 6 km pelo menos não serão duplicados.
 
2. Enrolação no lugar de duplicação
 
Em grande parte dos trechos entre Belo Horizonte e Governador Valadares, numa extensão de 135 km, haverá um arremedo de solução, que, obviamente não tem a mesma segurança da duplicação. Mesmo que não seja uma duplicação de fato, a propaganda federal já cuida de dizer que é.
 
3. Incertezas quanto à empresa contratada 
 
Mesmo entre as autoridades federais, há dúvidas sobre a capacidade de uma das empresas contratadas para fazer a obra. É o que mostra reportagem do jornal Valor Econômico, de 07/05/2014, com o título: “Isolux atrasa obra e fica na mira da ANTT” (sigla de Agência Nacional de Transportes Terrestres). A empresa não está dando conta de compromissos já assumidos com o próprio governo federal, conforme evidencia o jornal.
 
Confira o que diz o Valor Econômico: “A concessionária de rodovias Via Bahia, controlada pela espanhola Isolux, entrou na mira do governo. Os sucessivos atrasos nas obras em suas estradas, que fazem a ligação entre Salvador e a divisa de Minas Gerais, devem levar a um novo aperto à empresa”. E mais: “Auxiliares da presidente Dilma Rousseff garantem que, caso não haja avanços visíveis nos próximos meses, nem mesmo a abertura de um processo de caducidade da concessão – fato inédito no setor – está descartada. A Isolux reconhece atrasos”.
 
Como se isso não bastasse, a Isolux ganhou dois novos trechos na licitação do Dnit semana passada, conforme resultado divulgado pela imprensa.
 
4. Sem qualquer inauguração no horizonte
 
Desmentindo mais uma promessa feita por Dilma aos mineiros, nem cem metros de rodovia duplicada serão entregues até o final do mandato dela em 31/12/2014. Sem contar os atrasos acumulados até o momento. O prazo mínimo de conclusão das obras previsto nos contratos de licitação é de 810 dias, ou seja, mais de dois anos. Esse prazos podem chegar até três anos, dependendo da complexidade da obra, como túneis e pontes. Na pratica, o governo federal empurrou a obra para o próximo governo.
 
5. Trechos mais perigosos sem obras programadas
 
Trechos com maior índice de acidentes, como a saída de Belo Horizonte até Caeté, não terão as obras iniciadas ainda neste governo.
 
6. Sem previsão para Governador Valadares – Espírito Santo
 
Para uma parte muito importante da BR 381, a que liga Governador Valadares até a divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, não há qualquer previsão de obras. Em fevereiro, a presidente Dilma esteve em Governador Valadares, mas falou em fazer apenas a ligação deste município a Belo Horizonte. O Dnit tem desconversado sobre o assunto.
Conclusão
 
Durante 10 anos, o governo do PT prometeu a BR 381. Agora, às vésperas de uma eleição, a presidente ensaia um factoide e finge que estáiniciando a duplicação da estrada, o que não é verdade. A verdade é uma só.Depois de 12 anos de governo do PT nenhum quilômetro da BR 381 terá sido duplicado. O governo federal teve tempo e dinheiro para fazer a obra. Não fez porque não quis.
 
 

A BR 381 em números

 

Km

%

Extensão da BR 381 em Minas Gerais

920

100%

Duplicação em 1994-2002 (Governo FHC)

467

51%

Extensão prometida em 2003:
BH–Valadares–Espírito Santo

453

49%

Obras previstas de duplicação

169

37%

Obras previstas só com melhorias

135

30%

Extensão sem duplicação

285

63%

Obras a serem entregues em
12 anos de governo do PT

ZERO

0%

 

Deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB-MG

Saiba mais:
 
Promessa de campanha
 
Durante a campanha eleitoral, reunida com prefeitos em Belo Horizonte, no dia 22/10/2010, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu “a realizar antigos sonhos da população de Minas Gerais, como a duplicação da BR-381 e a construção da linha 4 do metrô de Belo Horizonte”. 

 
Confira no vídeo da propaganda eleitoral de Dilma Rousseff, em 2010:
 
http://youtu.be/JHz73uJ9QFw
 
Isoluz atrasa obra e fica na mira da ANTT
 
Leia a reportagem do jornal “Valor Econômico” (07/05/2014):
 
http://bit.ly/1jkuhiQ
 
(Do PSDB-MG/ Foto: Alexssandro Loyola)
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12 maio, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Bla bla bla petista”

  1. Antonio Carlos disse:

    Marcus,
    Cabe fazer uns milhares de panfletos na época da propaganda eleitoral e distribuir ao longo da BR 381, entre os caminhoneiros e os motoristas em geral e nas residencias das cidades adjacentes, como forma de desmascarar esta Senhora. Assim estaremos orientando alguns milhares de pessoas a, pelo menos, não votar nela. Naturalmente por tabela estes votos irão para o Aécio.
    Att.
    Antonio Carlos

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