Região sem proteção


A pedido de Nilson Leitão, comissão debaterá vulnerabilidade da fronteira Brasil-Bolívia

nilsonA Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara aprovou nesta quarta-feira (7)  requerimento do deputado Nilson leitão (MT) que pede audiência pública para debater os riscos sanitários e de segurança pública na faixa de fronteira com a Bolívia no Estado de Mato Grosso. O pedido surgiu diante de preocupação do parlamentar com o alarmante aumento das taxas de criminalidade na região fronteiriça de se estado, tal como do Mato Grosso do Sul.

“O índice crescente de homicídios, tráfico internacional de drogas e seu uso, além de afetar as áreas urbanas, tem causado impactos negativos também nas áreas rurais, com o preocupante incremento dos números de crimes contra o patrimônio público e privado, principalmente roubos de implementos agrícolas e veículos e expondo o rebanho bovino dos dois estados ao risco iminente de febre aftosa, em razão do descontrole no tráfego de animais entre os dois países”, alerta o tucano.

 O parlamentar afirma que a preocupação com a região cresceu após a informação de que quatro dos sete destacamentos do Exército Militar de fronteira na região foram fechados. “A saída do Exército Brasileiro aumenta ainda mais a sensação de insegurança naquela região, já que o efetivo da Polícia Federal é insuficiente para garantir a segurança nos 3400 km de fronteira seca que dividem os dois países”, diz o requerimento assinado pelo deputado.

O parlamentar destaca ainda a dificuldade que o Ministério da Agricultura tem enfrentado para manter uma estrutura de defesa agropecuária adequada na região, seja pelo contingenciamento de recursos, seja pela falta de infraestrutura de apoio aos fiscais federais, o que expõe os rebanhos ao risco de febre aftosa.

A audiência, de acordo com Leitão, será importante para que os representantes das regiões afetadas possam expor as dificuldades enfrentadas e os órgãos responsáveis esclareçam quais providências estão sendo tomadas para a solução definitiva desses problemas.

Serão convidados para o debate: a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SDA/MAPA ; o Comando Militar do Oeste; o Departamento de Polícia Federal – MJ; a Agência Brasileira de Informações – ABIN; a Federação da Agricultura do Estado do Mato Grosso; a Federação da Agricultura do Estado do Mato Grosso do Sul e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
7 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *