Função primordial


Em sessão solene, Izalci e Hauly  homenageiam policiais legislativos

sessão soleneParlamentares do PSDB participaram na manhã desta terça-feira (6) de sessão solene em homenagem aos agentes de polícia legislativa. Segundo o deputado Izalci (DF), não se pode ter um Legislativo independente se o seu policiamento interno ficar a cargo do Poder Executivo. “É nesse contexto que devemos entender a função de nossos homenageados, que são fundamentais para garantir a efetiva separação dos poderes republicanos e a tranquilidade institucional”, discursou no Plenário Ulysses Guimarães.

A polícia legislativa é responsável pela preservação da ordem e do patrimônio, além de apurar eventuais infrações na Casa. Mantém, ainda, a vigilância por meio de policiamento ostensivo e sistemas eletrônicos. E todos os dias planeja, coordena e executa planos de segurança física dos deputados e demais autoridades que frequentam as instalações da Câmara.

O tucano avalia que a tarefa dos policiais legislativos é de grande importância, já que é exigida desses profissionais habilidade interpessoal, inteligência especializada em negociação, além da capacidade de diálogo e de preparo técnico. “A conduta equilibrada e serena que se espera desses policiais não é fruto do acaso, mas de uma seleção e preparação voltadas para rapidez e eficiência”.

Para Izalci, a Constituição confirma a importância dessa categoria para o funcionamento do Congresso Nacional, mas é preciso avançar em questões relevantes. “A carreira desses profissionais ainda carece de regulamentação. Precisamos estabelecer parâmetros básicos para o relacionamento desses profissionais com outros órgãos policiais. Precisamos balizar o controle externo pelo Ministério Público e o controle interno pelas corregedorias”, argumentou.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR), que está há 24 anos no Congresso Nacional, também participou da sessão e avaliou que essa profissão dever ser reconhecida por todos pelo seu trabalho. “Sou testemunha do profissionalismo, da dedicação, do esmero e da evolução com o passar do tempo. Vocês tem uma função especial aqui, que é a de conciliar conflitos nessa importante Casa”, apontou o tucano em sua intervenção.

(Reportagem: Paulo Simões/Foto: Gabriela Korossy – Ag. Câmara)

Compartilhe:
6 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *