Relações Exteriores


Eduardo Barbosa é agraciado no Itamaraty com medalha da Ordem do Rio Branco

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Barbosa (MG) foi o único parlamentar agraciado nessa quarta-feira (30) com a medalha da Ordem do Rio Branco, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. O tucano participou ainda da cerimônia em comemoração ao Dia do Diplomata realizada no Itamaraty com a presença da Presidente da República.

O parlamentar do PSDB agradeceu a concessão da medalha ao Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e reafirmou o compromisso de aprofundar as relações entre a CREDN e o ministério. “A diplomacia parlamentar chegou para ficar, não há volta atrás. O Congresso tem sua contribuição a dar e os debates que promovemos acerca dos temas internacionais também permitem ao Brasil avaliar os rumos da sua política exterior”, explicou.

O deputado ressaltou que o envolvimento da CREDN nos temas da política externa brasileira vai além da apreciação de acordos e tratados. “Sabemos que a formulação desta política é prerrogativa do Executivo por meio do MRE, mas não nos furtamos à oportunidade de sugerir e, principalmente, discutir a agenda internacional do país. Há muito que este tema já não pertence mais apenas à diplomacia formada no Rio Branco”, afirmou ao destacar que empresas, prefeituras, governos de estado, movimentos sociais e ONGs, entre outros, já possuem suas próprias secretarias de Relações Internacionais.

Eduardo Barbosa aproveitou para confirmar a presença do chanceler brasileiro em audiência pública da comissão no próximo dia 7 a partir das 10h.

De acordo com o Itamaraty, a Ordem de Rio Branco foi instituída pelo então presidente João Goulart, em fevereiro de 1963, e destina-se ao reconhecimento de pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, pelos serviços prestados à diplomacia brasileira.

(Da assessoria do deputado/ com informações da Assessoria de Comunicação da CREDN)

 

Compartilhe:
2 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *