Direito dos parlamentares


Domingos Sávio: sem recursos, municípios contam com destinação de emendas para crescer

O líder da Minoria na Câmara, Domingos Sávio (MG), fez nesta quarta-feira (30) uma prestação de contas do seu mandato como deputado federal. O tucano analisou ainda o cenário atual brasileiro e apontou 13889415610_274bae88b1_hperspectivas para o futuro. O tucano destacou o seu apoio a propostas importantes como a Emenda 29, o Código Florestal e o Plano Nacional de Educação, além da criação da Comissão de Cultura na Casa.

Coordenador da bancada do PSDB na Comissão de Orçamento, ele ressaltou a importância das emendas apresentadas para realizar obras nos municípios.  Segundo ele, as emendas não são prerrogativas apenas da base aliada do governo, e sim um direito de todos os parlamentares. “Os municípios não ficam com sequer 15% de tudo o que se arrecada. O governo federal fica com quase 70%. Então, é preciso que o deputado lute para levar recursos para as suas bases.”

O deputado disse que foram incluídas no Orçamento emendas da bancada mineira para a Universidade Federal de Lavras, a Universidade Federal de São João del-Rei, a Universidade Federal de Minas Gerais, os Institutos Federais Tecnológicos e os Centros Federais de Educação Tecnológica.

Para Sávio, além de representar o município, buscando levar emendas, é preciso que o parlamentar tenha a capacidade de fiscalizar e de ser combativo. A incompetência e a corrupção são dois cânceres dentro da Administração Pública que precisam ser superados. “É muito difícil dizer o que é pior. A corrupção é mais repugnante, sem dúvida, mas a incompetência muitas vezes lesa de maneira mais dura o país”, observou.

Alta dos preços
Sávio demonstrou preocupação com a inflação, que corrói o poder de compra dos brasileiros. De acordo com o parlamentar, o governo do PT vem destruindo os fundamentos da estabilidade econômica. “São números reais, o cidadão vai ao supermercado e já não compra a mesma coisa com o seu salário, que não mudou. E aí a capacidade de sustento vai ficando comprometida e junto a isso vem o endividamento. É raro você encontrar um cidadão ou uma família que não estejam endividados”, apontou.

O líder da Minoria destacou que o gasto público subiu 8,8% neste trimestre, enquanto o crescimento do país é de apenas 1%. “O gasto público foi de mais de R$ 235 bilhões. O governo gasta mal e a incompetência dói no bolso do cidadão”, disse.

A segurança pública é um exemplo da falta de investimento do governo federal. O Executivo aplica apenas 0,8% do que arrecada na área. “A situação da segurança pública é assustadora. A presidente Dilma disse no palanque que iria fazer um combate duro à questão do tráfico de drogas; que iria colocar 10 aviões não tripulados em todas as fronteiras; que haveria controle. Não investiu praticamente nada nisso”, declarou. “O tráfico de drogas, o consumo de drogas pesadas e a destruição da família brasileira aumentaram no Brasil”, completou.

O tucano  também reforçou a importância da CPI Mista da Petrobras para investigar os desmandos e as irregularidades na estatal. Ele rebateu as declarações de que a oposição quer prejudicar a imagem da empresa. “Nós queremos salvar a Petrobras, queremos tirar dela os parasitas, as sanguessugas, aqueles que estão roubando a estatal”, afirmou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola) 

Compartilhe:
30 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *