Relações perigosas


Tucanos chamam Padilha para esclarecer suposta ligação com laboratório de doleiro preso

O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha pode ter a oportunidade de prestar publicamente esclarecimentos sobre sua suposta ligação com o laboratório Labogen, do doleiro Alberto Youssef, preso pela PF na Operação Lava-Jato. Requerimento de convite com essa finalidade foi apresentado nesta terça-feira (29) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle pelos deputados Vanderlei Macris (SP) (foto) e Duarte Nogueira (SP) .

De acordo com reportagem do jornal “Estado de S. Paulo” publicada no último dia 24, uma troca de mensagens interceptada pela PF sugere que Padilha teria indicado Marcus Cezar Ferreira de Moura para a indústria farmacêutica Labogen. O laboratório é um dos focos da operação da PF. Os federais suspeitam que  seja Youssef seja o principal controlador do Labogen . Ele é acusado de lavagem de dinheiro, em operações que podem totalizar R$ 10 bilhões.

Ainda segundo a reportagem, Youssef trocou mensagens com o deputado André Vargas (PT-PR) em 28 de novembro de 2013, por meio das quais os dois comentam sobre a indicação de Moura para o Labogen. Vargas repassa a Youssef o nome e o contato do executivo e diz que foi Padilha quem o indicou.

O laboratório Labogen tentou fechar contratos para fornecimento de remédios ao Ministério da Saúde em parceria com o laboratório EMS. O acordo de cerca de R$ 31 milhões não chegou a ser concretizado porque surgiram denúncias de irregularidades na transação. Segundo a PF, “existem indícios que os envolvidos tinham uma grande preocupação em colocar à frente da Labogen alguém que não levantasse suspeitas das autoridades fiscalizadoras”.

O mesmo jornal publicou nesta terça-feira (29) outra reportagem sobre o tema, indicando que Marcus César foi contratado pelo laboratório justamente para atuar como lobista em órgãos do governo federal, em especial na pasta em que trabalhou.

Diante dos fortes indícios de que o esquema de lavagem de dinheiro tinha uma ramificação no Ministério da Saúde, os tucanos consideram fundamental a realização da audiência pública para que o ex-ministro da Saúde preste esclarecimentos ao Congresso Nacional.

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *