Melhor amigo


Projeto de Ruy Carneiro sugere dedução de parte das despesas veterinárias no Imposto de Renda

P8450752627_382280aff4_brojeto de lei apresentado pelo deputado Ruy Carneiro (PB) sugere que parte das despesas com animais domésticos seja deduzida do imposto de renda. Em seu argumento, o parlamentar indica que os animais, como cachorros e gatos, auxiliam na função de segurança da propriedade e de pessoas, no acompanhamento de cegos e no tratamento de várias doenças.

Levantamento da Pyxis Consumo indica que, só neste ano, mais de R$ 6 bilhões serão gastos com aquisição de animais, cuidados com limpeza, alimentação, diversão, acessórios e cuidados veterinários. “É oportuno que ao menos parte das despesas com os pets, realizadas pelo contribuinte, possa ser deduzidas do Imposto de Renda”, afirma. A proposta possibilita a dedução de até 50% dos gastos.

De acordo com pesquisa realizada pela Comissão para Animais de Companhia (Comac) e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sidam), 44% dos lares brasileiros têm algum tipo de animal doméstico, e 81% dessas casas vão gastar com algum tipo de despesa veterinária com o animal.

A indústria pet gera emprego para mais de 225 mil pessoas. Segundo o deputado, o projeto impulsionará a “a indústria pet, além de impedir a transmissão de doenças desses animais”.

(Reportagem: Paulo Simões/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *